'Cacaurosca': Governo do Estado fortalece cadeia do cacau com exposições e capacitações na 54ª Expofeira do Amapá
Iniciativa fortalece agricultura familiar com a oferta de capacitações de como transformar o cacau em diversas fontes de rendas
Colaboração de Jamylle Nogueira

O sabor do cacau amapaense é uma das grandes atrações da 54ª Expofeira do Amapá. Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Governo do Estado está apresentando ao público a Cacaurosca, drink preparado com a polpa da fruta que tem conquistado a preferência dos visitantes da feira.
Além da novidade, os expositores também exibem uma torre de chocolate feita com cacau da região, reforçando a versatilidade e o potencial dessa produção local. A ação faz parte do Programa Cacau Produtivo, política pública coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) que busca estimular o cultivo sustentável do cacau, garantir assistência técnica aos produtores e incentivar a industrialização da fruta.

Segundo o extensionista rural da SDR, Luís Cabral de Castro, o objetivo é ampliar a produtividade, fortalecer a agricultura familiar e transformar o cacau em uma cadeia capaz de gerar emprego, renda e oportunidades de comercialização, dentro e fora do estado.

“Essa parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, começou em 2021 e já ofereceu sementes e capacitações. Agora, com o curso ministrado pelo técnico Jean Wilson, queremos preparar os agricultores para transformar o cacau em produtos que possam ser comercializados em feiras, mercados e até mesmo na merenda escolar”, explicou o extensionista.
A programação inclui ainda um curso prático que começou nesta segunda-feira, 1º, e segue até quarta-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Realizado em parceria com a SDR e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a ação busca capacitar agricultores e profissionais a produzir licor, geleias, chocolates e outras combinações derivadas do cacau.
Para o servidor do Mapa, José Janilson do Socorro, que será responsável por ministrar o curso aos agricultores, é de suma importância que os agricultores, além de cultivar o cacau, saibam produzir produtos finais que são muito valorizados.
“Essa é minha primeira vez no estado e estou impressionado com a dimensão dessa feira, o espaço é amplo, bonito e tem recebido muito bem as iniciativas. A Cacaurosca tem feito sucesso e estamos animados para o curso, que vai revelar muitas possibilidades a partir dessa riqueza da nossa região”, destacou José.

Quem também aprovou a experiência foi a advogada, Aparecida Salmão, que visitou o parque de exposições e experimentou pela primeira o chocolate local e também um pouco do licor.
“Nunca tinha provado o chocolate daqui e achei delicioso, e o licor mais ainda. A feira está excelente, muito esperada e benéfica para o empreendedorismo”, declarou Aparecida.

Com essas ações e experiências, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de valorizar a agricultura familiar, incentivar a produção sustentável e ampliar as oportunidades de geração de renda para os agricultores locais.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!