Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Agrícola do Pacuí visitam vitrine técnica de agricultura duante a 54ª Expofeira do Amapá

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) recebeu cerca de 33 estudantes no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Redação Expofeira
04/09/2025 20h29

Colaboração de Keila Góes

Turma reunida adquirindo conhecimento

Na 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, 33 estudantes da Escola Família Agrícola do Pacuí, em Macapá e com idades entre 16 e 24 anos, participaram de uma visita à vitrine técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Durante a visita, na quarta-feira, 3, os alunos tiveram uma aula prática sobre diferentes métodos de hidroponia, como no uso da areia e do caroço de açaí, além da produção de hortaliças, como pimentinha, alface e chicória.

Professor e coordenador Jorge Costa , promoveu o debate e palestra prática

O professor e coordenador de campo da EFA Pacuí, Jorge Costa, destacou que a atividade representa uma oportunidade importante para os alunos:

“Esta é uma visita de estudo que faz parte da pedagogia da alternância. Ela permite equilibrar o aprendizado em sala de aula com a prática no campo, e a Expofeira é um espaço ideal para a troca de conhecimentos”, afirmou.

Eles também conheceram três tipos de sistema de irrigação: microaspersão, microjet e gotejamento, além das práticas de piscicultura (criação de peixes) e carcinicultura (criação de camarões). A estudante Patrícia Santana ressaltou a relevância do aprendizado prático.

“Este momento agrega conhecimento e também está ligado à realidade da nossa escola, já que muitos desses processos fazem parte da vida das nossas famílias rurais”, disse.

Estudante Patrícia Santana

A engenheira agrônoma Socorro Carvalho, que apresentou os trabalhos desenvolvidos pela SDR, reforçou que ações como essa fortalecem a agricultura familiar e dão visibilidade a programas de apoio voltados para o setor.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação