Atendimento dinâmico de saúde sem classificação de risco garante resposta rápida durante a 54ª Expofeira do Amapá
Com apoio do Samu, estrutura dentro do Parque de Exposições da Fazendinha atende desde casos leves até emergências que exigem encaminhamento para hospitais de retaguarda.

Na 54ª Expofeira do Amapá, a saúde está presente para garantir segurança e bem-estar ao público. Diferente das unidades convencionais, onde há triagem por classificação de risco, dentro da feira o atendimento é imediato. Visitantes e trabalhadores que precisam de cuidados recebem atenção na hora, sem precisar esperar por avaliação prévia.

A médica Ladiane de Deus, que atua no Posto 2, explica que a estratégia foi pensada para agilizar os atendimentos.
“Optamos por não utilizar a base do protocolo de Manchester aqui na Expofeira porque a demanda é dinâmica. Nosso foco é dar resposta rápida a quem chega. Estamos preparados tanto para casos simples quanto para situações mais complexas, que quando necessário encaminhamos para os hospitais de referência”, destacou.
Entre os casos mais comuns estão hipertensão, dores musculares em trabalhadores que realizam esforço físico intenso, mal-estar em visitantes do parque de diversões e crises relacionadas a ansiedade e diabetes. Crianças com sintomas gripais também têm sido atendidas.
“A cada dia recebemos dezenas de pessoas com diferentes situações. É um público variado, e nossa missão é estar prontos para todos”, completou a médica.

Quando há necessidade de suporte hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as ambulâncias do Hospital Marco Zero entra em ação realizando o transporte para unidades de retaguarda, como o Hospital de Emergência (HE), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e o Hospital Estadual de Santana.

O médico Kelvin Amanajás, que integra as equipes móveis das ambulâncias, relatou um atendimento recente que precisou de deslocamento até uma unidade hospitalar.
“Um paciente foi medicado com queixa de dor no estômago e orientado a voltar para casa, mas apresentou um desmaio no caminho. Ele retornou ao posto e será transferido para o Hospital de Emergência de Santana para exames e acompanhamento”, contou.

Para a enfermeira Cleusa Cavalheiro Soares, o formato adotado tem sido aprovado pelo público, que visita o Parque de Exposições com a tranquilidade de saber que tem todo o suporte médico no local.

“O atendimento é imediato, sem necessidade de triagem. Já atendemos desde casos de hipertensão até situações mais simples, como uma visitante que aproveitou para tratar um furúnculo enquanto passeava pela feira”, relatou.
Com funcionamento diário a partir das 8h, em equipes que se revezam, a estrutura de saúde instalada para a 54ª Expofeira do Amapá garante cuidado rápido, reforça a segurança e transmite tranquilidade a quem participa da maior feira de negócios da Amazônia.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!