Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA DE IRRIGAÇÃO E MONITORAMENTO

Desenvolvimento rural: 'Você Agro' apresenta soluções inovadoras para o campo na 54ª Expofeira do Amapá

Tecnologias de irrigação automatizada e monitoramento inteligente de rebanhos chegam ao Norte do país, no Parque de Expsoições da Fazendinha, em parceria com empresas internacionais.

Por Redação Expofeira
03/09/2025 22h06

Colaboração de Gabriela de Matoz

Sistema de irrigação utiliza sensores solares e eletroválvulas para reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no campo

A 54ª Expofeira do Amapá se tornou vitrine para soluções inovadoras voltadas à agropecuária e à agricultura do Norte do Brasil. Durante a maior vitrine de negócios da Amazônia, a empresa Você Telecom apresentou o Você Agro, um conjunto de tecnologias que promete automatizar processos no campo, aumentar a eficiência produtiva e reduzir custos para agricultores e pecuaristas da região.

Juan Gomes, diretor comercial B2B da Você Telecom

Segundo o diretor comercial B2B da empresa, Juan Gomes, a iniciativa chega como uma forma de transformar o trabalho no campo a partir de recursos de automação.

“Estamos lançando a Você Agro, que vai auxiliar o pecuarista e o agricultor a ter maior desenvolvimento e eficiência. Trouxemos sensores de irrigação para automatizar o processo no campo e também tags de rastreamento para bovinos. É uma novidade para melhorar a produtividade e eficiência do homem do campo, não só no Amapá, mas em toda a região Norte”, destacou.

Uma das principais atrações do estande da Você Telecom foi o sistema de irrigação inteligente. Juan explicou que os equipamentos utilizam sensores solares e eletroválvulas acopladas à tubulação para monitorar e controlar automaticamente a irrigação.

“O produtor pode programar todo o sistema e acompanhar via celular ou laptop. A comunicação é feita por antenas com alcance de até 10 quilômetros, garantindo conectividade mesmo em áreas mais afastadas”, explicou.

Além disso, os sensores podem medir umidade do solo, temperatura e presença de sais minerais, ajustando automaticamente a necessidade de irrigação. “Se a terra já estiver úmida, não há irrigação. Se estiver seca, o sistema ativa sozinho. É um gerenciamento inteligente que reduz desperdícios e garante mais eficiência”, completou o diretor.

A solução foi desenvolvida em parceria com a empresa Wisflow, do Uruguai. O cofundador Nicolás Menoni, em material audiovisual exibido na feira, explicou que a tecnologia já está consolidada em seu país e chega agora ao Amapá para demonstrações práticas. Ele ressaltou que a automação da abertura e fechamento de válvulas de irrigação proporciona maior eficiência no uso da água e otimiza o trabalho no campo.

Tecnologias de irrigação inteligente prometem mais sustentabilidade e produtividade para agricultores da região Norte

Monitoramento inteligente do gado

Outro destaque foi a parceria com a startup australiana Cilium, que trouxe ao Brasil tags inteligentes para rastreamento e monitoramento de animais. O cofundador Leonardo Suzan explicou que os dispositivos funcionam como um brinco eletrônico com painel solar, capaz de fornecer localização em tempo real, métricas de bem-estar e até delimitar cercas virtuais.

Tag inteligente com painel solar permite rastrear animais em tempo real e monitorar métricas de bem-estar do rebanho

A tecnologia, já aplicada em países como Austrália e Estados Unidos, permite detectar mudanças no comportamento do gado, identificar possíveis problemas de saúde e gerar um histórico completo de cada animal. Segundo Leonardo, essa rastreabilidade amplia a segurança contra roubos e garante maior controle sanitário, facilitando inclusive processos de exportação de carne.

Com essas soluções, a Você Telecom aposta em integrar conectividade, automação e monitoramento de dados ao cotidiano do produtor rural. Para Juan Gomes, a chegada do Você Agro ao Norte do Brasil marca um passo importante na modernização do setor.

“A ideia é oferecer ferramentas que aumentem a produtividade e tragam mais eficiência para o campo. O Amapá é o primeiro estado a receber esse projeto, mas nosso objetivo é expandir para toda a região”, afirmou.

A participação na 54ª Expofeira do Amapá reforça o movimento de inovação tecnológica no setor agropecuário, consolidando o estado como ponto estratégico para a difusão de novas soluções na chamada última fronteira agrícola do país.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!