Mais de 100 artistas dos segmentos livro, leitura, literatura e biblioteca ganham destaque na 54ª Expofeira do Amapá
A iniciativa reconhece, valoriza as ações e fortalece os fazedores de cultura como agentes de transformação social e educacional.

A 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, oferece múltiplos espaços e atrações culturais, incluindo um palco dedicado ao segmento da literatura, o Miniteatro Caboco, no qual mais de 100 escritores, poetas e contadores de histórias terão visibilidade sábado, 6, a partir das 18h.
Até domingo, 7, o Parque de Exposições da Fazendinha recebe diversas atrações artísticas, com foco em atrações do Amapá, proporcionando momentos de arte, entretenimento e poesia.

A secretária Estadual de Cultura, Clícia Vieira Di Micelli, reconhece a importância dos fazedores de cultura como agentes ativos de mudança social e como um elo entre as políticas culturais e as comunidades.

“É uma grande felicidade darmos visibilidade à literatura, poesia e aos livros e proporcionar que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer nossos escritores e contadores de histórias. Queremos estimular que as crianças, estudantes e a juventude tenham acesso à cultura e a transformação de realidades por meio da arte”, pontua a secretária.
O projeto que destaca os segmentos, livro, literatura e biblioteca tem a proposta de popularizar a leitura, aproximar o público dos nomes por trás das obras e desenvolver o prazer pela literatura.

A poeta e conselheira Estadual de Cultura do Amapá, Patrícia Andrade, que também é uma das idealizadoras do “Varal da Pré-Folia Literária Internacional”, que conta com a participação de 84 escritores, celebra esse movimento em que se evidencia as diversas formas de expressão do segmento literário.
"Ver a literatura valorizada como linguagem artística, num palco lindo como o Miniteatro Caboco, representa a parte mais bonita do meu trabalho, que é ver materializada o uso das palavras para criar arte. Dá muito orgulho de todos os artistas", destacou a conselheira.
O espaço destinado à literatura tem muita significância para todos os escritores e comprova a responsabilidade que o Governo Clécio Luís tem com a cultura.

A atriz, poeta e bailarina, Hayam Chandra, uma das componentes do Coletivo Juremas, destaca a riqueza literária produzida no Amapá e enfatiza a iniciativa do Governo do Estado, como incentivador da leitura e da difusão da cultura.
“A Expofeira é um dos maiores encontros do povo amapaense, onde tradição e futuro caminham juntos. A presença da poesia nesse espaço é um gesto de força e beleza, porque revela que a palavra também é raiz, é festa e constrói nossa identidade”, ressaltou a artista.
Serviço:
Início das apresentações literárias: sábado, 6
Hora: A partir das 18h
Local: Parque de Exposições da Fazendinha – Miniteatro Caboco
Programação:
- 18h - Ana Anspach
- 18h20 - Ana Cristina Tracaioly
- 18h40 - Tiago Quingosta
- 19h - Pedro Henrique
- 19h20 - Graça Senna
- 19h40 - Joana Ingledy
- 20h - Esmeraldina Santos
- 20h20 - Andreia Lopes
- 20h40 - Nara Ferreira
- 21h - Adriana Abreu
- 21h20 - Adna Selvage
- 21h40 - Negra Áurea
- 22h - Hayam Chandra
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!