Durante a 54º Expofeira do Amapá, startup amapaense apresenta proposta inovadora para merenda escolar com ingredientes regionais
A Sumano inova com ingredientes naturais regionais e traz consigo uma proposta única, voltada para merendar escolar como propósito para o bem-estar das crianças.

Durante a programação da 54º Expofeira do Amapá, a startup Sumano Ingredientes marca presença com um estande voltado à valorização de espécies regionais por meio da produção de farinhas funcionais. A empresa, originária do estado, trabalha com produtos voltados para o segmento de alimentação saudável, promovendo inclusão produtiva e de sustentabilidade.
João Pessoa, o representante da empresa, ressaltou que a Sumano atua com farinhas de banana verde, castanha-do-brasil, pupunha e cará-roxo, todas oriundas de produtores locais e comunidades extrativistas do estado.
“A proposta da empresa é unir a valorização da biodiversidade regional com o incentivo à alimentação funcional, promovendo saúde e desenvolvimento sustentável na região”, destacou.

Para o ‘Desafio de Startups’ promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) com apoio da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), a startup trouxe uma ideia inovadora, um projeto voltado à merenda escolar. Um mingau nutritivo desenvolvido a partir da farinha de banana e farinha de castanha. O produto está disponível para degustação no estande da empresa e busca promover educação alimentar e saúde desde a infância.
A castanha é rica em selênio, mineral importante para a saúde do cérebro, e a banana contém potássio e amido resistente, que atua como prebiótico natural. São alimentos altamente nutritivos que beneficiam diretamente o desenvolvimento das crianças em idade escolar.
O Desafio de Startups é uma iniciativa realizada dentro da programação do Pavilhão Aquário da Inovação. As startups participantes submeteram propostas completas, com informações sobre origem, propósito, modelo de negócio e necessidades de investimento. As entrevistas e avaliações ocorrerão durante os dias de feira, e a premiação das três melhores propostas acontecerá no último dia da 54º Expofeira do Amapá.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!