54ª Expofeira do Amapá se destaca na geração de emprego e negócios com oportunidades em cada espaço
Na maior vitrine de negócios da Amazônia, grandes empresas e pequenos negócios investem na contratação de pessoal.
Colaboração de Petton Laurindo

A 54ª Expofeira do Amapá, realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, representa uma das maiores edições já ocorridas. Com mais de 480 expositores, a feira estima movimentar uma quantia superior a R$ 1 bilhão em negócios, atraindo quase 3 milhões de visitantes e gerando entre 12 mil e 14 mil empregos temporários, números que reforçam seu impacto econômico e social.
O Governo do Amapá celebra nesta edição o índice histórico de mais de 100 mil empregos de carteira assinada gerados no estado, com um saldo histórico de 100.870 empregos formais registrados até julho, com um aumento de 20.637 vagas (25%) desde 2023, o que demostram uma atuação estratégica voltada para consolidar diferentes setores que refletem na melhoria da qualidade de vida da população.

Feirão de Emprego
Aproveitando o intenso tráfego de visitantes, a Você Telecom, empresa provedora de internet banda-larga em plena ascensão no Amapá e Pará, promove um Feirão de Emprego até esta sexta-feira, 5, das 19h às 21h30, em seu estande na feira.
A empresa oferece vagas em diversas funções como, Vendedor Externo, Promotor de Vendas, Operador de Telemarketing, Técnico de Instalação e Serviços Gerais, todas as vagas são abertas às pessoas com deficiência, bem como candidatos de qualquer gênero, raça ou crença. A expectativa é que o feirão contribua para a criação de mais de 60 novos empregos, ampliando ainda mais o impacto da feira na empregabilidade regional.

Empreendedores locais também ampliam contratações

Além das oportunidades diretas, o evento também favorece os negócios locais. O empresário Philippe Gomes, do “Burgue do PH”, relata crescimento significativo na demanda. “A Expofeira está sendo muito melhor do que podia imaginar e, por isso, tive que dobrar minha equipe para poder atender os clientes”, afirma.
Essa situação ilustra como a movimentação proporcionada pela feira impulsiona contratações imediatas, gerando renda local direta.

Políticas públicas impulsionam dinamismo econômico
A feira também serve como palco para ações governamentais voltadas à economia, o programa Minha Primeira Empresa que é uma política pública do Governo do Estado que estimula o empreendedorismo e está presente com estande informativo e lançamento de sua 6ª edição no Pavilhão de Negócios. Além disso, o espaço “Ilha Minha Primeira Empresa” exibe produtos de 30 microempreendedores apoiados pelo programa.
A 54ª Expofeira do Amapá reafirma sua relevância não só como evento cultural e de negócios, mas como um vetor potente de geração de empregos e desenvolvimento social. A ação articulada entre setor público, empresa privada, como a iniciativa de inclusão da Você Telecom e empreendedores locais compõe um ecossistema vibrante, com impacto real na economia e na vida de milhares de famílias.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!