Rurap e cooperativa Bio+Açaí firmam acordo para fortalecer cadeia do açaí na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado
O documento estabelece parceria para execução de serviços de assistência técnica e extensão rural voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí e de outras culturas, com foco no manejo sustentável e na certificação agroflorestal

Nesta quinta-feira, 4, durante a programação da 54ª Expofeira do Amapá, realizada na Fazenda Rurap, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e a Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá (Bio+Açaí).
O documento estabelece parceria para execução de serviços de assistência técnica e extensão rural voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí e de outras culturas, com foco no manejo sustentável e na certificação agroflorestal. As ações previstas serão desenvolvidas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.

A assinatura foi feita pelo diretor-presidente do Rurap, Kelson de Freitas Vaz, e pelo presidente da Bio+Açaí, Paulo Moisés da Silva Ruy Secco. O acordo segue as disposições da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e do Decreto nº 11.531/2023, prevendo responsabilidades conjuntas como a elaboração de planos de trabalho, execução e monitoramento das ações, além da disponibilização de recursos humanos, tecnológicos e materiais.
O diretor presidente do Rurap, Kelson Vaz, ressaltou que o açaí fomenta a economia da Amazônia, gerando emprego e renda. O acordo reforça a política de fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da biodiversidade amapaense, garantindo melhores condições de produção e mercado para os agricultores cooperados.
"É por isso que essa parceria é tão importante para ampliar nossa produção e fortalecer o açaí, que é nosso, da Amazônia. Isso é a prova da união de forças e oportunidade para nossa gente", diz Kelson.

O diretor presidente da cooperativa de alimentos e biodiversidade do Amapá (Bio+Açaí), Paulo Moisés, explica que a cooperativa tem 16 anos de existência e que nasceu da luta de muitos agricultores, alguns que já se foram, mas que deixaram sua marca.
"Hoje, assinamos este acordo em parceria com o Rurap para continuar fortalecendo nossa produção, mas também para transformar vidas" ressalta Moisés.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!