Governo do Estado anuncia consultoria especializada para startups do setor mineral durante a 54ª Expofeira do Amapá
Iniciativa no Parque de Exposições da Fazendinha visa impulsionar inovação e atrair investimentos para o segmento minerário.

Com vista em reforçar a estratégia de diversificar a economia local, aliando o potencial agropecuário ao mineral, o Governo do Estado lançou durante a 54ª Expofeira, programa de consultoria gratuita destinado a startups e empreendedores do setor mineral.
A consultoria está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Mineração (Semin), que cedeu um estande para as empresas que fazem parte da cadeia produtiva do minério e startups do segmento mineral.

O secretário da Semin, Haolibamo Mamede Barbosa, disse que o setor mineral é tradicional e avesso a riscos. Muitas vezes, startups nascem com uma tecnologia inovadora, mas não sabem como vendê-la para as grandes mineradoras, daí a importância da consultoria.

“A consultoria vai ajudar a identificar e mitigar os riscos inerentes ao setor, como os ambientais e os regulatórios, garantindo que a startup opere em conformidade com as leis e normas exigidas”, pontuou o secretário.
Também durante a expofeira, as políticas públicas que a gestão do governador Clécio Luís vem fazendo para fortalecer o setor mineral, estão sendo expostas como as capacitações com foco no licenciamento mineral.
Quem também aprovou a iniciativa da gestão foi o Presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (COOLGAL), Orleni Ribeiro dos Santos, que disse que as startups são cruciais para o setor mineral porque trarão inovação, tecnologias digitais e soluções.

“O governador está de parabéns em prestar consultoria a essas empresas de tecnologia que irão agregar muitos valores ao setor e estes investimentos irão contribuir para o crescimento da mineração no Amapá”, pontuou o presidente.
No estande da Semin também estão sendo apresentados aos visitantes o que o governo vem fazendo para a criação dos distritos minerários, censo de pessoal que fazem parte da cadeia produtiva mineral, criação do comitê de terras raras e várias outras políticas que estão fortalecendo o setor no Amapá.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!