54ª Expofeira do Amapá: Instituto de Pesos e Medidas leva conscientização e informações dos serviços prestados à sociedade
Órgão é responsável por garantir que as medições usadas em atividades comerciais e industriais estejam corretas e dentro dos padrões legais estabelecidos.
Para levar conscientização e orientação aos consumidores, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) está com um estande na 54ª Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O órgão é responsável por garantir que as medições usadas em atividades comerciais e industriais estejam corretas e dentro dos padrões legais estabelecidos.
“Nós estamos mostrando os serviços que o Ipem realiza no dia a dia. É um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e estamos aqui para garantir a confiabilidade nas relações de consumo. A ideia é mostrar na prática para o cidadão como trabalhamos, por exemplo, numa fiscalização de uma bomba de combustível para saber se o produto que está sendo despejado é a litragem correta, bem como um medidor de energia elétrica. Então, são formas de conscientizar e transmitir conhecimento sobre a execução do serviço e se mostrar à disposição para ajudar no que for preciso”, explicou o diretor-presidente do Ipem, Samuel Sales.

O Ipem realiza fiscalização e verificação de instrumento de medição, como nas balanças comerciais, bombas de combustível, medidores de energia elétrica, água, gás e cronotacógrafos, um aparelho que registra a velocidade, a distância percorrida, o tempo de direção e o tempo de parada de um veículo.
Além disso, o órgão é responsável por certificar produtos de qualidade, como brinquedos e eletrodomésticos, que devem ter o selo do Inmetro, símbolo que garante a confiabilidade e a segurança do item. O instituto também promove aferição e calibração em equipamentos de medição para empresas que precisam garantir precisão, em processos industriais, por exemplo. Ademais, trabalha com campanhas para orientar consumidores e comerciantes sobre a importância da metrologia legal e da conformidade com as normas legais.

“Também estamos mostrando aqui na Expofeira uma prévia de um aplicativo chamado “Fala Cidadão”, que em breve iremos lançar, no qual o cidadão terá acesso a todos os nossos serviços e informações, poderá dar sugestões e fazer reclamações. Este ano, garanto que vamos superar as expectativas, queremos mostrar todos os nossos serviços”, afirmou o diretor.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!