Governo do Estado firma acordos de cooperação técnica com empresas da bioeconomia do açaí durante a 54ª Expofeira do Amapá
As parcerias reforçam o compromisso do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), em levar inovação, sustentabilidade e novas oportunidades à agricultura familiar.

O Governo do Estado firmou nesta sexta-feira, 6, na 54ª Expofeira do Amapá, dois importantes Acordos de Cooperação Técnica com empresas que atuam na bioeconomia amazônica: a Amazon Biofert e a Startup Amazon Pororoca.
As parcerias reforçam o compromisso do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em levar inovação, sustentabilidade e novas oportunidades à agricultura familiar, aproximando ciência, tecnologia e saberes tradicionais no fortalecimento da produção rural e na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Com a Amazon Biofert, o acordo prevê ações de transição agroecológica, incentivo à agricultura regenerativa, uso de bioinsumos e valorização da agricultura familiar. Um dos destaques é o uso do biochar, insumo agrícola produzido a partir de biomassa amazônica, capaz de recuperar solos degradados, aumentar a produtividade e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
Durante a feira, a empresa ainda disponibilizou uma unidade demonstrativa, promoveu nivelamento técnico com a equipe do Rurap e apresentou palestras sobre agricultura regenerativa e mercado de carbono.
Já a parceria com a Startup Amazon Pororoca vai permitir a implantação de um Sistema Alternativo Coletivo (SAC) de purificação de água baseado em carvão ativado. A tecnologia será apresentada em uma unidade demonstrativa no Parque de Exposições da Fazendinha, além de capacitar servidores do Rurap e beneficiar comunidades rurais e tradicionais do Amapá.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, afirma que são muitos avanços para comemorar neste ano.
"Já investimos cerca de R$ 4 milhões em equipamentos, fortalecendo parcerias importantes que movimentam cada vez mais o setor econômico do açaí. Com isso todos ganham", diz Waldez.

Para o diretor-presidente do Rurap, Kelson de Freitas Vaz, a iniciativa marca um novo momento para a bioeconomia local.
“Estamos unindo a força do setor público com a inovação das startups e empresas da bioeconomia. Essa integração é fundamental para levar soluções sustentáveis ao campo, apoiar a agricultura familiar e promover o uso racional dos recursos naturais", disse Freitas.

As assinaturas evidenciam a Expofeira como vitrine de negócios e inovação, consolidando o Amapá como referência na bioeconomia amazônica.
Para a sócia administradora da Amazon BioFert, Emilli Souza, esse acordo de cooperação técnica é um marco muito importante para nós e para a Amazônia.

"O Biofert já atua há três anos no mercado, e agora, com o apoio do Rurap e da Setec, vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Amapá. A Amazon BioFest, por exemplo, transforma o caroço do açaí que antes era descartado de forma irregular em biocarvão. Esse produto funciona como um condicionador de solo e será utilizado em hortas e lavouras, ajudando a produção agrícola em todo o estado. Isso é inovador e ajuda o meio ambiente", relata Emilli.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!