54ª Expofeira debate desafios e avanços na pecuária amapaense em Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa
O evento debateu estratégias para fortalecer a defesa sanitária e a consolidação do Amapá como polo competitivo no mercado agropecuário.
Colaboração de Dhiúla Melo

O Governo do Amapá realizou na sexta-feira, 5, o 7º Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, evento que reuniu produtores rurais, profissionais da pecuária e estudantes de medicina veterinária. O evento ocorreu no auditório Samaúma, que faz parte pavilhão ExpoAmazônia, durante a 54ª Expofeira.
O fórum é uma programação obrigatória dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), que visa aproximar os envolvidos na cadeia produtiva para discutir medidas de controle e prevenção da doença.

"A Expofeira é o ambiente que tratamos os assuntos visando o melhoramento do trabalho e agora estamos comemorando o status livre da aftosa sem vacinação. Por outro lado, também é o momento de fazer troca de informações com o nosso pecuarista e com os nossos estudantes, que estão aqui presentes", afirmou o diretor-presidente da Diagro, Alvaro Cavalcante.
Este ano, o evento teve como um dos temas a “Rastreabilidade dos rebanhos”, estratégia que vem ganhando destaque na manutenção da sanidade animal e no fortalecimento do setor.
“Conseguimos destacar a nossa experiência do Pará, que tem diversas características parecidas com o Amapá e implementação da rastreabilidade dos rebanhos, é fundamental para o fortalecimento da defesa sanitária e o acesso de produtos agropecuários a novos mercados”, declarou a médica veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Beatriz Lopes.

A rastreabilidade surge, assim, como uma ferramenta essencial para manter o status sanitário do Estado e aumentar a competitividade tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.
Com a Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação, o Amapá inicia uma nova fase para sua pecuária, com maiores oportunidades de exportação e desenvolvimento. O fórum reforçou a importância de políticas públicas de apoio ao setor, além da troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e produtores, para consolidar o Estado como um polo estratégico para o agronegócio nacional e internacional.
O evento contou com a presença do Ministro de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes e do deputado estadual, Jesus Pontes.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!