54ª Expofeira do Amapá: artesão reaproveita madeiras e comercializa móveis sustentáveis na maior feira de negócios da Amazônia
No coração do Parque de Exposições da Fazendinha, o artesão Reginaldo Silva compartilha uma trajetória como artista sustentável.
Colaboração de Dhiúlia Dhiordanny Melo Braga

Durante todo o período da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, Reginaldo Silva expõe peças de artesanato feitas com madeira encontrada em diversos municípios. Com 56 anos e uma carreira que mistura arquitetura e o eco design sustentável, o artista explica que a sua arte é um reflexo de sua busca por preservar a natureza e transformar o que muitos consideram resíduo em peças únicas.
“Na realidade, o verdadeiro artista aqui, é a natureza, que ela já lapida. O que a gente pode fazer? Só dar um pequeno complemento e sair para vender o nosso produto”, disse Silva.

A proposta de Reginaldo não é apenas artística, mas também educativa. Ele tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do reaproveitamento de recursos naturais e como isso pode ser uma forma de gerar renda. Ele realiza palestras em escolas e faculdades, explicando como a compra dos produtos ajuda a tirar madeira das ruas e rodovias, incentivando a preservação ambiental.
“No momento que uma pessoa compra, ela vai estar, sem dúvida nenhuma, tirando um pedaço de madeira do meio da rua, ou das margens da rodovia", explica o artesão.

Além disso, Reginaldo planeja expandir seu trabalho com o projeto “Estátua Viva”, que visa oferecer cursos de arte em madeira para jovens em situação de vulnerabilidade, aposentados com necessidade de novos hobbies e pessoas que buscam complementar a renda, levando a arte do reaproveitamento a mais pessoas, dentro e fora do Amapá.
O Governo do Amapá, por meio de iniciativas como a Expofeira, tem apoiado o fortalecimento de ações que unem arte, sustentabilidade e geração de empregos. A valorização do trabalho de Reginaldo e de outros artesãos locais é uma prova de como o estado pode se beneficiar de suas riquezas naturais de maneira criativa e consciente. Com planos de expandir seus cursos e impactar a vida de mais pessoas, Reginaldo segue mostrando que é possível unir arte, sustentabilidade e empreendedorismo para transformar realidades.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!