Oficina promove reaproveitamento de garrafas PET para agregar valor ao artesanato na 54º Expofeira do Amapá
O evento no Parque de Exposições da Fazendinha reforça a importância da coleta seletiva para a economia criativa e o meio ambiente.

Artesãos, empreendedores e o público da economia criativa participaram neste sábado, 6, de uma oficina voltada ao reaproveitamento de materiais recicláveis, especialmente garrafas PETs coletadas na 54ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, como alternativa sustentável para agregar valor aos seus produtos.
Com foco na sustentabilidade e na geração de renda criativa, a oficina ensina como transformar materiais reciclados em embalagens e objetos decorativos que complementam os trabalhos artesanais já desenvolvidos pelos participantes. A proposta é oferecer novas possibilidades, unindo criatividade, consciência ambiental e valorização do trabalho manual.
“A ideia é mostrar que o reaproveitamento pode ir além da criação de um novo produto. Ele também pode compor uma embalagem criativa, sustentável e com valor agregado, contribuindo diretamente para o diferencial competitivo de quem trabalha com a economia criativa”, explica uma das organizadoras da oficina.

Além da capacitação prática, o evento reforça a importância da coleta seletiva como ferramenta fundamental para a preservação ambiental e inclusão social. Segundo os organizadores, cerca de 70 a 80% dos resíduos descartados no lixo comum são recicláveis, o que evidencia o potencial de reaproveitamento e a necessidade urgente de mudança de hábitos.
“A coleta seletiva é essencial. Ela reduz o volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, gera renda para catadores, triadores e transformadores de materiais, e ainda abastece empreendedores, artesãos e até grandes empresas com matéria-prima reciclável de qualidade. Precisamos enxergar o lixo com mais responsabilidade”, destacou Janaína Silva, CEO da Vitrum.

No Pavilhão da Inovação, o público também pode visitar o Estande do Painel Ecológico, uma vitrine de iniciativas concretas de reaproveitamento de resíduos sólidos. O espaço reúne produtos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis coletados e transformados em objetos para se usar no dia-a-dia, como vassouras e objetos de decoração feitos com garrafas PET.
Aucicléia de Souza, artesã que trabalha com biojoias, é uma das participantes da oficina. Ela destaca que a oficina é muito importante para ela, pois aprender novas formas de reaproveitar materiais descartados é aprender a reutilizar e reciclar.
“Cada item apresentado no estande simboliza a transformação do resíduo em oportunidade. O painel ecológico mostra, na prática, como a coleta seletiva se traduz em produtos reais, gerando impacto positivo tanto ambiental quanto social”

A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que promovam a educação ambiental, o empreendedorismo sustentável e a valorização da economia circular como pilar para o desenvolvimento local.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!