'Chorei de felicidade, é um momento incrível receber a portaria em mãos', diz servidora transposta em solenidade na 54ª Expofeira do Amapá
Maria da Conceição Veras, de 54 anos, é uma das 80 pessoas que passam a integrar o quadro de servidores do Governo do Estado.
Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Durante a programação da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado realizou uma cerimônia simbólica de entrega das portarias de transposição para 80 servidores que passam a integrar o quadro da União à disposição do Estado. A solenidade aconteceu no palco das o Palco das Expressões Afro-amapaenses e reforçou o compromisso com o reconhecimento histórico dos trabalhadores do ex-Território Federal do Amapá.
Desde 2023, a gestão do governador Clécio Luís contabiliza mais de 5 mil servidores transpostos, sendo 5.348 para o quadro federal e, desses, cerca de 1,7 mil lotados no Governo do Estado, distribuídos em órgãos por todo o Amapá. Para Maria da Conceição Veras, de 54 anos, essa conquista representa o reconhecimento de uma longa trajetória no serviço público.
“Trabalhei na Prefeitura de Tartarugalzinho por mais de 20 anos. Fui demitida e fiquei fora do serviço público, mas depois que essa lei reconheceu nosso trabalho lá atrás, para mim foi uma alegria imensa. Passei muito tempo esperando pela minha vez e, quando chegou, eu me lembro de ser 2 horas da manhã e comecei a chorar sozinha no meu quarto por conseguir. Chorei de felicidade, é um momento incrível receber a portaria em mãos”, contou Maria da Conceição.

A trajetória de Maria também foi acompanhada de perto pela família, que compartilhou os momentos de incerteza e, daqui para frente, também vão partilhar as conquistas. Entre os quatro familiares presentes na solenidade de Conceição, a nora Valcidia Melo, de 47 anos, destaca que a nomeação representa uma vitória coletiva, possível graças à perseverança e à fé de todos.
“É uma vitória muito grande. Esperamos muito e já estávamos desanimados. A minha sogra passou um tempo fora do estado por não conseguir novas oportunidades no serviço público, então só temos a agradecer ao governador Clécio Luís, ao senador Randolfe Rodrigues e, principalmente, a Deus, que proporcionou isso”, declarou Valcidia.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!