Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
🤠 SAÚDE NA EXPOFEIRA

'Náuseas, vômito e tontura lideram atendimentos', explica médica do posto de saúde dentro 54ª Expofeira do Amapá

Kiane de Deus integrou as equipes multiprofissionais que atuaram diariamente no Parque de Exposições da Fazendinha; maior feira de negócios da Amazônia encerra neste domingo, 7.

Por Roberta Corrêa
07/09/2025 22h34
Médicos Kiane de Deus e Robson Marinho atentos ao plantão dentro do Parque de Exposições da Fazendinha

O Governo do Estado preparou uma estrutura especial de saúde para atender o público que visita até este domingo, 7, a 54ª Expofeira do Amapá. A programação, que já contabiliza 2,2 milhões de visitantes no Parque de Exposições da Fazendinha em oito dias, encerra com muitos negócios, shows e acolhimento para quem precisou de atendimento médico

"O movimento foi grande. Entre os sintomas mais comuns atendidos no posto de saúde dentro da Expofeira estão náuseas, vômitos e tontura. Em situações mais graves, há risco de desidratação severa e até intoxicação aguda, que pode colocar a vida do paciente em perigo", explica a médica Kiane de Deus, que integrou a equipe multiprofissional.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) surpreendeu o público com um forte esquema que inclui duas unidades de pronto atendimento, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Marco Zero, além das consultas odontológicas e orientações de saúde bucal do programa Mais Sorriso.

Fluxo de atendimento foi intenso durante o Festival de Aparelhagem promovido dentro da 54ª Expofeira do Amapá

No sábado, 6, quando ocorreu o Festival das Aparelhagens, o fluxo foi intenso e marcada pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas, fator que exigiu reforço nas ações de prevenção e assistência rápida aos casos de intoxicação alcoólica, quedas e mal-estar. 

A presença de postos de saúde próximos ao público é fundamental, ofertando atendimento imediato, evitando complicações e dando tranquilidade para quem está no evento. Vários pacientes foram estabilizados sem a necessidade de transferência para o hospital.

“O lazer precisa ser saudável e seguro. Nossa equipe está preparada, mas o ideal é que cada pessoa cuide dos seus limites”, recomenda Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.

Vários pacientes foram estabilizados sem a necessidade de transferência para o hospital

🤠 Saúde na Expofeira

Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulâncias de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

Equipe Multiprofissional garantindo assistência médica durante toda a 54ª Expofeira do Amapá

A maior Expofeira de todos os tempos! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.

Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:

Estrutura de saúde contou com ambulânicias do Samu de suporte avançado e intermediário

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde