Mais de 1,5 toneladas de alimentos são arrecadados no 'Pesque e Troque' durante a 54ª Expofeira do Amapá
Programação dedicada à aquicultura durou seis dias e reuniu mais de 4 mil visitantes do Parque De Exposições da Fazendinha, que concorreram a prêmios e participaram de ações sociais.

Aliar diversão e ainda ajudar o próximo foi o foco do "Troque e Pesque", ação promovida pelo Governo do Estado durante a 54ª Expofeira do Amapá. Durante as atividades realizadas dentro da ação, no Parque de Exposições da Fazendinha, foram arrecadados 1,5 toneladas de alimentos para serem distribuídos a entidades beneficentes.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), reuniu mais de 4 mil pessoas com a proposta de, além de promover um espaço de lazer, auxiliar em ações sociais com a doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que dava direito à pescaria.


“O balanço do Pesque e Troque foi extraordinário, e todas as atividades que fizemos foram ótimas. A pesca é a terceira maior atividade econômica do estado, e precisa ser potencializada. Além disso, é uma oportunidade de aliviar o estresse com a família e de se aproximar de mais pessoas”, declarou Paulo Nogueira, titular da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq).
Ao longo da programação também ocorreu o ‘Sexta Elas Pescam’, voltado totalmente para o público feminino, com atividades que incluíram massagens, cortes de cabelo e limpeza de pele. A data temática arrecadou mais de 300 kits de higiene pessoal.
"O peixe assado de mais tarde está garantido! Hoje consegui pegar quatro peixes. Achei interessante contribuir com um aquilo de alimento, não custa nada, estamos ajudando outras pessoas", disse o supervisor de vendas, Alexandre Lacerda, de 49 anos.

O número de mulheres e crianças que participaram do Troque e Pesca superou a dos anos anteriores. Nesta edição, homens, mulheres e crianças concorreram a premiações exclusivas para cada público.

“Estamos encerrando a programação com mais de 100 peixes pescados nessa última manhã. Todos os dias vieram muitas pessoas, foi um sucesso. Atendemos a pedidos de reservarmos uma programação especial para as mulheres, isso foi uma sugestão delas durante a edição do ano anterior”, disse Deurio Freitas, cordenador de Mercado e Comercialização da Sepaq.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!