Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO DAS AÇÕES

Durante a 54ª Expofeira, Procon Amapá levou orientações para mais de 200 empreendimentos sobre relações de consumo para melhor atender os consumidores

Além das rondas, exemplares do Código de Defesa do Consumidor em português e francês estavam disponíveis para atender turistas da Guiana Francesa.

Por Thiago Mira
11/09/2025 12h05
Mais de 200 empreendimentos foram visitados ao longo dos nove dias de evento

Na 54ª Expofeira, a maior vitrine de negócios do Amapá de todos os tempos, as equipes de fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) atuaram durante todas as noites do evento. Nas rondas, os agentes verificaram a adequação dos empreendedores e expositores à Recomendação n.º 0002/25, assinada pelo Procon em parceria com a Comissão de Organização da Expofeira.

Ao todo, 265 empreendedores, de diversos segmentos, foram fiscalizados. Entre os pontos observados estavam: a informação clara e objetiva, o armazenamento adequado dos produtos e a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Durante as atividades, a maior demanda identificada foi a ausência de precificação nos produtos. O Procon atuou solicitando a devida adequação imediata no momento da fiscalização.

Diversos segmentos receberam orientações a respeito da adequação a recomendação 0002/2025, assinada pelo Procon e Comissão de Organização da Expofeira

Além das rondas, em 2025, o Procon disponibilizou, na Central do Turismo, exemplares do CDC em português e francês, visando atender ao grande fluxo de turistas vindos da Guiana Francesa.

A atuação do Procon iniciou antes mesmo do período da Expofeira, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro. A equipe do setor jurídico do Instituto participou da capacitação promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), voltada aos empreendedores selecionados por meio de edital.

Além do treinamento, o Instituto realizou palestras educativas para os alunos da Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no bairro Fazendinha, e para idosos do projeto Minha Gente, da Zona Norte de Macapá. Os eventos ocorreram dentro do pavilhão Aquário da Inovação.

Alunos da escola Estadual José do Patricínio participaram de palestra educativa sobre direitos enquanto consumidores

“A Expofeira é o maior evento do Amapá e, com isso, a economia fica aquecida. O Procon vem cumprir seu papel de equilibrar as relações de consumo. Em 2025, nos preocupamos em conscientizar os empreendedores sobre o papel enquanto fornecedores e trabalhamos com os consumidores o conhecimento sobre direitos. Ao final da Expofeira, consideramos que nossa atuação foi bastante positiva, atingindo todos os nossos objetivos”, afirma o diretor-presidente do Procon, Matheus Pinto.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebeu shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!