54ª Expofeira do Amapá: Festival de Pipas incentiva centenas de crianças com diversão saudável e segura
Promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), evento contou com a distribuição de mil pipas e carretéis de linha sem cerol.
Com a colaboração de Dhiúlia Melo

A 54ª Expofeira do Amapá foi palco de apresentações culturais e centro de milhares de negócios que desenvolvem o estado e consolida a região como uma das mais prósperas do país, mas não foi só isso que atraiu o público para o Parque de Exposições da Fazendinha. O Festival de Pipas organizado pela Secretaria de Estrado do Desporto e Lazer levou diversão, segurança e educação para centenas de crianças e adolescentes entre 1º e 8 de setembro.
Além de proporcionar diversão, buscou conscientizar sobre o uso seguro de pipas, sem a presença do perigoso cerol. O festival foi um sucesso de público, reunindo mais de 500 crianças e jovens de diversas idades para participar da atividade. Das mil pipas e carretéis distribuídos ao total, 200 de cada foram entregues no primeiro dia de evento e 800 na segunda-feira, 8, Dia da Família.
No espaço da Sedel, além do festival de pipas, foram realizadas outras modalidades de esportes, como vôlei, futevôlei, zumba, powerjump e boxe olímpico durante o tempo de Expofeira, criando uma programação diversificada que atraiu visitantes ao longo de todos os dias da feira.

Para o coordenador da Sedel, Haylan Amanajás, o festival de pipas é uma oportunidade para conectar as crianças com a diversão ao mesmo tempo em que se promove a conscientização.
"Hoje nós estamos encerrando a Expofeira com um grande festival de pipas, onde foram disponibilizadas mil pipas para as crianças. E também buscamos conscientizar esses jovens ao não uso do cerol. Todas as linhas distribuídas são linhas brancas, sem cerol, para que as crianças se divertissem bem.", explicou Haylan, frisando como, além da diversão, o festival tinha como objetivo também a educação e segurança.
A conscientização sobre os riscos do cerol, conhecido por provocar acidentes graves, foi uma das mensagens centrais da ação. Aos 12 anos, o jovem Anthony Phyetro conta que veio do Goiabal apenas para se divertir no Dia da Família, marcado por atividades gratuitas como brinquedos, lanches e muita diversão. Phyetro ressalta, também, a importância de brincar com segurança.

"A importância da linha sem cerol, é pra ajudar as pessoas a andar na rua com segurança, sem o risco de cortar. Foi muito legal, eu tô desde 14h aqui. Eu me diverti aqui na Expofeira", disse ele.
O evento também contou com a participação ativa da comunidade. A parceria da Sedel com a Associação Santanense de Amigos Pipeiros (Asap) durante o evento permitiu que os membros da associação auxiliassem na organização e supervisionamento, além de integrar seus participantes na diversão.

“Essa iniciativa que Sedel organizou nesses dois momentos foi justamente para que a gente pudesse fazer uma brincadeira de forma segura, numa área totalmente adequada, aqui dentro da maior feira de empreendedores do Amapá.”, destacou Vitor Hugo Sanches, presidente da Asap.
A 54ª Expofeira do Amapá, então, se despede com um evento que uniu diversão e responsabilidade. Ao longo dos dois dias de evento, o festival de pipas não apenas cumpriu sua missão de proporcionar diversão, mas também cumpriu um papel educacional importante, mostrando como o lazer pode ser seguro e responsável. A participação ativa da comunidade e o engajamento das entidades envolvidas, sem dúvida, reforçam o sucesso dessa ação.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!