Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Amapá leva Planetário Móvel para unir cultura e tecnologia no último dia do Festival Equinócio da Primavera

O instrumento promove o conhecimento em astronomia de forma interativa, acessível e lúdica, aproximando estudantes da ciência com experiências educativas.

Por Flávio Sousa
23/09/2025 09h31
A ação chamou a atenção de crianças, jovens e adultos, proporcionando uma experiência educativa e interativa sobre astronomia

O Governo do Amapá uniu cultura e astronomia durante o último dia do Festival Equinócio da Primavera, na segunda-feira, 22. Para garantir a diversão de todos, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) levou o Planetário Móvel, uma ação chamou a atenção de crianças, jovens e adultos ao proporcionar uma experiência educativa e interativa.

Uriel Bastos, assessor técnico da Setec

"A proposta é estimular a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, contribuindo para um ensino mais dinâmico e conectado com o mundo atual. A expectativa é que o Planetário Móvel percorra outros municípios ao longo do ano, promovendo uma verdadeira viagem pelo conhecimento astronômico para milhares de crianças e adolescentes", frisou Uriel Bastos, assessor técnico da Setec.

A passeio para ver o fenômeno onde o sol fica alinhado com o monumento Marco Zero do Equador, Dandara Carvalho, influenciadora digital, veio ao festival para prestigiar um momento magnífico e que somente a região Norte proporciona. Ela também aproveitou para conhecer a atração do planetário.

“Achei incrível esse projeto. Ações que geram debates em escolas são iniciativas importantes. Conhecer o planetário foi divertido e enriquecedor”, disse animada.

Dandara Carvalho, influenciadora digital

O Planetário Móvel também busca incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula. A ideia é que experiências como essa ajudem a melhorar a qualidade do ensino, refletindo, inclusive, em índices como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Não diretamente, mas fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem que pode resultar na melhoria dos indicadores.

As alunas da Escola Estadual Lucimar Del Castíllo, Angela Caldeira, de 14 anos, e Arlene Paes, de 13 anos, contaram que amaram conhecer o fenômeno do Equinócio, e poder aprender no Planetário Móvel fez muita diferença em seus aprendizados.

“Foi tão legal aprender sobre nossa cultura e fenômenos que acontecem aqui no Amapá. Gostamos demais do Planetário porque aprender sobre astronomia é legal e interessante”, contaram.  

As alunas da Escola Estadual Lucimar Del Castíllo, Angela Caldeira, de 14 anos, e Arlene Paes, de 13 anos

O projeto 'Astronomia no Meio do Mundo', faz parte das ações da Setec e do Plano de gestão do Governo do Amapá, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!