Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EQUINÓCIO DA PRIMAVERA

Governo do Amapá encerra 2º Festival Equinócio com shows e observação do fenômeno natural

O momento mais aguardado ocorreu às 15h19, quando visitantes e estudantes puderam contemplar, a olho nu e também por meio de telescópios instalados no espaço, o fenômeno do Equinócio.

Por Mikhael Santos
23/09/2025 08h41
O sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração

O Governo do Amapá encerrou nesta segunda-feira, 22, a segunda edição do Festival Equinócio, realizado no Sambódromo de Macapá. Foram três dias de programação que reuniram atrações musicais nacionais e regionais, além de atividades culturais e turísticas voltadas para celebrar um dos fenômenos mais emblemáticos da capital: o Equinócio da primavera.

O momento mais aguardado ocorreu às 15h19, quando visitantes e estudantes puderam contemplar, a olho nu e também por meio de telescópios instalados no espaço, o fenômeno do Equinócio. A experiência marcou o ponto alto do encerramento do festival, que tem se consolidado como um atrativo turístico e científico do estado.

Momento mais aguardado, o fenômeno do Equinócio, ocorreu às 15h19
Syntia Lamarão, Secretária de Turismo

“O Equinócio é um espetáculo único do nosso estado, que une ciência, turismo e cultura. O festival é uma oportunidade de valorizar esse fenômeno e mostrar ao Brasil e ao mundo que o Amapá é um destino diferenciado, onde a natureza se conecta com a nossa tradição”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Entre os visitantes, Alexandre Viera, de Minas Gerais, compartilhou a emoção de participar da celebração. Ele também destacou o ineditismo de presenciar o fenômeno diretamente sobre a linha do Equador.

“Eu sou de Minas Gerais e estou aqui em Macapá para acompanhar o equinócio de primavera no hemisfério sul, além de conhecer todas as belezas que a cidade e o estado do Amapá têm a oferecer. Eu não imaginava que um evento astronômico, que acontece todos os anos, pudesse atrair tanta gente para assistir. Adorei a experiência de ver o fenômeno de perto. Na minha terra não faz tanto calor como aqui, mas isso também fez parte da vivência”, ressaltou o turista.

Alexandre Viana, turista de Minas Gerais

Quem também saiu de casa para acompanhar o fenômeno foi o casal Maurício e Cibelly, que não são do estado, mas são moradores. O carioca revela que admira astronomia desde criança quando visualizava com o padrinho no Rio de Janeiro.

“Estar em um lugar privilegiado como a Linha do Equador e ver o céu de forma tão completa é um privilégio raro. Além disso, o acesso a telescópios e informações durante o festival aproxima a ciência das pessoas e pode inspirar novos apaixonados pela astronomia”, destacou Maurício.

Casal Cibelly e Maurício, que vieram contemplar o fenômeno

Equinócio de Primavera

Como o próprio nome sugere, o Equinócio de Primavera representa o fim do inverno, estação anterior, e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, de 12 horas cada.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo