Operação Virtude promove 'Dia D'água com ações preventivas e de orientações voltadas à pessoa idosa no Amapá
Ação reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir dignidade, respeito e proteção às pessoas idosas, fortalecendo as políticas públicas.

A Polícia Civil do Amapá realizou nesta terça-feira, 22, o "Dia D" da Operação Virtude que teve como foco o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa, unindo diversos órgãos em atividades preventivas, educativas e de promoção da cidadania buscando oferecer um momento de integração e bem-estar ao público idoso. A concentração das atividades aconteceu ao ar livre no Museu Sacaca, em Macapá.
A Operação Virtude reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir dignidade, respeito e proteção às pessoas idosas, fortalecendo políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos humanos e levando carinho, atenção e cuidado a quem tanto contribuiu com a história do Estado.


“O objetivo de hoje é proporcionar às pessoas idosas um momento de saúde, atividade física, lazer e, principalmente, de educação e orientação sobre várias esferas”, destacou a delegada Lívia Ponte, titular da 5ª Delegacia de Polícia da Capital e coordenadora estadual da Virtude.
Durante o evento participaram instituições das esferas federal, estadual e municipal, que integram a rede de proteção à pessoa idosa. Foram oferecidos serviços de saúde, atividades funcionais, fisioterapia, ventosaterapia, além de instruções de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, atendimentos da Polícia Científica com a Carteira de Identidade, Procon, sobre direitos do consumidor, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, com serviços previdenciários. A Polícia Civil também disponibilizou registro de ocorrências e orientações sobre como denunciar casos de violência contra idosos.
“Essa é uma ação conjunta, que representa uma resposta efetiva na prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa”, reforçou Lívia Pontes.

Mais do que um dia de serviços, o evento se transformou em um momento de acolhimento e troca de experiências. Entre os participantes, a dona de casa Maria Deusarina viveu com emoção a oportunidade de participar da ação pela primeira vez.

“Eu estou achando maravilhoso, é um momento incrível, porque nós, idosos, não temos muitas oportunidades assim. Para mim, é a primeira vez e está sendo inesquecível. Em todos os lugares que eu passo aqui, somos bem acolhidos. Os bombeiros, o pessoal dos projetos, todos estão cuidando da gente com tanto carinho. É um momento único”, contou emocionada.
Ela também destacou a importância do envolvimento do poder público na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.
“O governo do Estado e todos os órgãos envolvidos estão dando esse suporte, esse apoio para a nossa proteção. É maravilhoso ver essa preocupação com a gente. Os exercícios, as orientações e até esse passeio aqui, em meio à natureza, me deixaram encantada. Eu só passava na frente, mas agora pude conhecer tudo. Está sendo um dia incrível”, disse Maria, sorridente.

Quem também aproveitou o momento foi a Djaci Mota, que participa do grupo Melhor Saúde da Polícia Militar e veio com os colegas com quem sente muita alegria em compartilhar a companhia, histórias e novas vivências.

"Eu agradeço estar aqui, agradeço a Jesus por conviver com essas pessoas da minha idade, e a gente conversa, lembra o passado, nos distraimos e, assim fazemos bem pra nossas mentes. E hoje estamos aqui juntos aproveitando todos esses serviços ofertados para nós", disse dona Djaci.
A Operação Virtude, que teve início em 1º de outubro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, em todo o Brasil, segue até o dia 30 deste mês. No Amapá haverá ainda diversas atividades programadas também nos municípios do interior do estado. A delegada Lívia reforçou a importância do engajamento da sociedade na proteção das pessoas idosas.
“A responsabilidade com esse público é do Estado, da família e da sociedade. É fundamental combater o etarismo e denunciar qualquer forma de violência. As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia, pela delegacia virtual da Polícia Civil, pelo Disque 100 ou diretamente aos órgãos parceiros, como o Ministério Público e a Defensoria Pública", esclareceu a delegada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!