Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPERANÇA À BEIRA LEITO

'Fiz a diálise e salvou minha vida', diz paciente que veio do Laranjal do Jari com urgência nefrológica para o HE de Macapá

Governo do Amapá segue avançando no acesso ao tratamento renal e realiza mais de 600 sessões de diálise em cinco meses no Hospital de Emergência.

Por Roberta Corrêa
24/10/2025 08h00
Raimundo Mendes e a esposa Ana Maria Dias, que está em tratamento renal à beira leito no HE

O Governo do Amapá tem garantido mais dignidade e esperança a pacientes renais com o funcionamento da primeira enfermaria de diálise do Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Desde maio, quando o serviço foi lançado, já foram mais de 600 sessões, oferecendo tratamento essencial a quem depende da terapia para viver.

Entre os pacientes que precisou da diálise de urgência está Ana Maria Dias, de 46 anos, moradora do município de Laranjal do Jari, no Sul do estado. Ela e o marido, Raimundo Mendes, de 50 anos, ambos pescadores, enfrentam juntos o desafio do tratamento renal, descoberto há 7 meses.

"Comecei a ficar inchada e fui encaminhada imediatamente ao HE para ser atendida por um nefrologista. Cheguei meio-dia e prontamente já fui diagnosticada e internada. Fiz todos os procedimentos e realizei minha sessão diálise, isso salvou minha vida. Além do ótimo atendimento, foi tudo com muita agilidade”, contou Ana Maria. 

Enfermaria de hemodiálise e a primeira do estado em uma unidade de emergência como o HE

A paciente renal faz hemodiálise três vezes por semana na Uninefro, unidade credenciada pelo  Estado. Ela precisou ser hospitalizada no HE para o controle da doença e segue o tratamento à beira leito há nove dias.

1ª diálise em unidade de emergência do estado

Com cinco meses de funcionamento, o serviço já realizou mais de 600 sessões de diálise à beira leito, uma média de 150 procedimentos por mês. O atendimento é voltado a pacientes internados que necessitam do tratamento imediato. A enfermaria é equipada com quatro leitos exclusivos para o procedimento.

Estrutura do HE conta ainda com equipe multiprofissional treinada

O serviço é pioneiro no estado ao oferecer tratamento dialítico dentro de uma unidade de pronto atendimento, garantindo agilidade, segurança e suporte técnico especializado para pacientes renais crônicos.

O serviço foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como parte das ações de modernização e descentralização do atendimento especializado. A estrutura do HE conta ainda com equipe multiprofissional treinada, que garante segurança aos pacientes e eficiência nos procedimentos.

Djalma Guedes, diretor do Hospital de Emergência

“A diálise à beira leito representa um avanço importante na assistência hospitalar. Esse serviço permite que pacientes em estado crítico ou com mobilidade reduzida recebam o tratamento de forma segura, sem precisar ser transferidos para outra unidade. Isso reduz riscos e garante mais agilidade e qualidade no cuidado”, destacou Djalma Guedes, diretor do Hospital de Emergência.

De acordo com a Sesa, a implantação do setor de diálise no Hospital de Emergência faz parte de um plano de expansão que já fez a instalação do mesmo suporte em outras unidades da rede estadual, como o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

Com o avanço da oferta de tratamentos renais em diferentes unidades, o Governo do Amapá busca fortalecer a rede pública de saúde e assegurar o atendimento digno e contínuo a pacientes com doenças crônicas, que dependem da diálise para viver com mais qualidade.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde