‘Hoje o HE é outro hospital, um atendimento de excelência’, diz paciente sobre assistência rápida da equipe de saúde sobre sua ocorrência
Turismóloga Suzana Santarém faz comparação dos atendimentos que recebeu anos anteriores e descreve a mudança na saúde pública como transformadora.
A turismóloga Suzana Santarém, de 38 anos, moradora do bairro Pacoval, em Macapá, viveu no último dia 22 de setembro uma experiência que mudou sua percepção sobre a saúde pública do Amapá. Após sofrer um acidente de moto quando voltava do Hospital de Amor, Suzana quebrou o braço esquerdo e foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Emergência (HE) da capital.
O que poderia ter sido um episódio de dor e desespero, acabou se transformando em uma experiência de acolhimento, agilidade e eficiência. Segundo ela, até o tempo de resposta do Samu foi de menos de dez minutos, e todo o processo — da triagem à imobilização — ocorreu com fluidez e cuidado. Suzana conta que já havia sido atendida no hospital há dez anos, quando sofreu uma crise de vesícula.
“Quando eu cheguei ao HE, esperava viver o caos que presenciei em 2015, mas o que encontrei foi um atendimento de excelência. Tudo rápido, organizado e com profissionais muito atenciosos. Eu senti na pele essa mudança. Naquela época, as pessoas ficavam em colchões pelos corredores, faltava estrutura e o atendimento era demorado; meu leito era uma cadeira”, relata Suzana, emocionada.
Avanço da saúde estadual
Segundo Suzana, hoje a saúde pública amapaense mudou "da água para o vinho". “Desta vez eu vi uma triagem eficiente, exames rápidos e uma atenção humanizada. Saí de lá com todos os encaminhamentos prontos, raio-x marcado e orientações completas. Isso é respeito com o cidadão. Parabenizo o governador Clécio Luís por transformar a saúde em prioridade absoluta e inegociável. Hoje o Governo do Amapá mostra que a saúde pública pode, sim, funcionar bem”, afirmou.
Com o braço ainda em recuperação, Suzana diz que a dor física já está passando — mas o sentimento de gratidão permanece. “Hoje eu digo com convicção: a saúde do Amapá mudou. E mudou para melhor”, finalizou.
Esse sentimento de transformação é compartilhado por centenas de amapaenses, que também têm sentido na pele as melhorias no sistema. São Marias, Adrianos, Dieles, pessoas que dependem do SUS e hoje celebram a rapidez, a dignidade e a humanização dos atendimentos prestados pelo Hospital de Emergência a cada cidadão.
Compromisso com a Saúde
Para o diretor do HE, Djalma Guedes, a mudança é fruto direto do compromisso do Governo do Estado com a saúde pública.
"A reorganização do fluxo de atendimentos e os investimentos realizados na saúde fazem parte de uma determinação clara do governador Clécio Luís: tratar a saúde como prioridade máxima. Desde o início da gestão, avançamos muito — abrimos novas salas de cirurgia, adquirimos equipamentos modernos e estamos ampliando o hospital. Essa será, em breve, a maior obra da saúde do Amapá entregue à população”, reforçou o diretor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!