Com apoio do Governo Estado, 3ª Semana 'Thomé Belo' debate sustentabilidade e desenvolvimento em Mazagão
Durante cinco dias, aconteceram discussões com vistas à COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA).
Iniciou na última segunda-feira, 27, e segue até esta sexta-feira, 31, a 3ª Semana "Thomé Belo", que debate o uso sustentável da floresta aliado ao desenvolvimento das comunidades tradicionais. O evento, que acontece na Escola Família do Carvão (EFAC), em Mazagão, conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Feppir-Fundação Marabaixo).
Durante cinco dias, estudantes, professores e líderes comunitários discutem temas como temas como mudanças climáticas e ambientais, além do uso sustentável dos rios e florestas para o desenvolvimento das comunidades tradicionais. Na vasta programação também acontecem apresentações culturais e oficinas temáticas.
No espaço, ainda é possível conhecer a Feira da Agrobiodiversidade, com produtos da economia criativa local, como artesanatos e dos saberes populares, como garrafadas e unguentos, que têm como base as plantas medicinais e outros produtos da floresta.
Palestra-magna
No final da manhã e início da tarde de quarta-feira, 29, a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, apresentou a palestra-magna com o tema “Mandiocultura: Ameaças à Gastronomia Ancestral da Amazônia”. A gestora discorreu sobre os desafios enfrentados pelas populações remanescentes para manter viva a prática da agricultura familiar.
Josilana ainda apresentou ao público – composto na maioria por estudantes – o programa “Agricultura Ancestral”, desenvolvido pela Fundação Marabaixo e instituições parceiras. O foco da ação é resgatar, valorizar e fortalecer as práticas agrícolas tradicionais de povos quilombolas e ribeirinhos.
“Aqui, não é apenas a apresentação de um tema para o debate. É, acima de tudo, uma grande conversa e troca de relatos e experiências, em especial com os estudantes, que vivem cotidianamente o que está sendo debatido aqui em suas comunidades”, destaca Josilana.
Todas as discussões do evento também são voltadas à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que acontecerá de 10 na 21 de novembro, em Belém (PA). O encerramento será nesta sexta-feira, 31, com apresentações culturais e eventos esportivos.
A memória de um defensor da floresta
Em sua terceira edição, a Semana Thomé Belo faz referência à memória e ao legado líder comunitário da comunidade de Carvão, no Município de Mazagão, com a luta voltada para o desenvolvimento sustentável e em defesa do meio ambiente. Belo foi um dos percussores do movimento extrativista na região e um dos idealizadores e fundadores da Escola Família. Thomé faleceu em 2017, aos 81 anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!