Governo do Amapá fomenta empreendedorismo feminino com a realização de feira de economia solidária e sustentável, em Macapá
Programação acontece até às 13h30 desta sexta-feira, 31, no complexo da Secretaria de Estado da Educação, no Centro da capital.
 
Encerrando a campanha do Outubro Rosa, o Governo do Amapá promove, nesta sexta-feira, 31, a Feira do Empreendedorismo Feminino, no complexo da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. O evento segue até as 13h30 e reúne mais de 15 profissionais, estimulando o empoderamento, o autocuidado e a promoção da saúde de servidoras e do público visitante.
Esta edição tem como tema “Autocuidado: um compromisso pela vida toda”. Organizada pelo Núcleo de Educação Especial (Nees) da Seed, a iniciativa conta com exposição de produtos de saúde e beleza, além de itens da economia criativa, como moda circular, acessórios, artesanato, biojoias, plantas e alimentos, entre outros.
A escritora Ana Guerra, que também é servidora da educação estadual, participou como expositora, apresentando o texto “A educação nos leva além dos nossos sonhos”, publicado em um livro produzido em parceria com educadores de outros estados brasileiros e de países internacionais.
“Sou funcionária da educação desde 2003. Fui descoberta num curso que fiz, e hoje sou escritora, já tenho vários textos em outros livros. Não só eu, mas muitas profissionais também têm histórias de vida e carreiras inspiradoras. É importante que a Secretaria desperte isso dentro do nosso meio”, disse Ana Guerra.
Ana destacou ainda a importância de valorizar escritoras da rede estadual:
“Isso é muito importante. Como conselheira, incentivo bastante essa valorização. Há muitas profissionais da educação com legados bonitos, e a Secretaria poderia promover ações específicas de empreendedorismo voltadas às escritoras, dando visibilidade às suas histórias de vida. Seria uma forma de despertar o poder da leitura e da escrita em nosso meio.”
 
Os brincos e colares da artesã Edna Dias também estavam à venda durante a feira. A profissional, que iniciou a carreira após receber diagnóstico de fibromialgia, agradeceu pelo espaço e pelo incentivo à economia criativa protagonizada por mulheres.
“Esse espaço é maravilhoso para comercializarmos nossas peças. É a segunda vez que participo. O artesanato me ajuda a aliviar as dores. Já trabalho há mais de cinco anos com isso e, agora, tenho a oportunidade de levar nossos acessórios, mostrar nossa arte e nosso trabalho”, afirmou Edna.
 
Entre o público que prestigiou o evento esteve o servidor Jairo Canavieira, do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) da Seed. Para ele, a feira é uma iniciativa fundamental para valorizar o protagonismo feminino.
“A feira, que já aconteceu em outras edições, é muito importante para estimular o empreendedorismo, principalmente o feminino. As mulheres estão sempre avançando no mercado de trabalho, em todos os setores. Esse tipo de ação incentiva ainda mais e nos ajuda, enquanto homens, a reconhecer que elas podem conquistar tudo”, destacou Jairo.
 
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        