Promovido pelo Governo do Amapá, 1º Simpósio de Feridas em Pediatria reúne especialistas para debater avanços na saúde infantil
Evento marca um ano da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital da Criança e do Adolescente e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a qualificação da assistência pediátrica.
Com foco no cuidado, na segurança e na recuperação de crianças e adolescentes, o Governo do Amapá promoveu na sexta-feira, 31, o 1º Simpósio de Feridas em Pediatria, organizado pelo Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
Realizado no auditório do Museu Sacaca, o evento celebra um ano de atuação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do hospital, criada pela atual gestão para aprimorar as práticas assistenciais e garantir qualidade e padronização no atendimento.
A programação foi voltada tanto ao público interno do HCA quanto a profissionais da rede pública e privada interessados na temática. O simpósio reúne especialistas para discutir temas como “Desafios e particularidades no cuidado e tratamento de lesões” e “Queimaduras em crianças”, além de apresentar os avanços conquistados pela comissão, que vem transformando o atendimento e a recuperação dos pacientes na rede estadual.
A diretora do HCA/PAI, Cleude Rodrigues, enfatizou o impacto positivo do trabalho desenvolvido ao longo do último ano e o compromisso da equipe com o cuidado integral.
“As feridas têm fases e estágios e exigem um trabalho complexo, com muitos desafios. Desde o ano passado, temos essa organização voltada para a resolutividade dos protocolos que atendem crianças com feridas complexas, como queimaduras e picadas de animais peçonhentos. Estamos devidamente preparados para esse trabalho, que é diário e cada vez mais aprimorado, focando no tratamento, resultado e reduzindo o temporal de permanência do paciente hospitalizado”, destacou.
Com palestras, relatos de experiência e apresentações de casos de sucesso, o simpósio busca estimular o aprendizado contínuo, o compartilhamento de boas práticas e a valorização do trabalho multiprofissional. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a melhoria da assistência e a qualificação das equipes que atuam na saúde infantojuvenil.
O Hospital da Criança e do Adolescente também vem investindo em novas tecnologias no tratamento de feridas, com o uso de curativos modernos e materiais de última geração que aceleram o processo de cicatrização e trazem mais conforto aos pacientes. Essas coberturas reduzem a dor, as trocas de curativo e o risco de infecção, garantindo um cuidado mais eficaz e humanizado.
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Dirley Cardoso, ressaltou o enfoque científico e humanizado do simpósio.
“É um momento de trazer o tratamento das lesões de forma científica, mas também com um olhar humanizado, dentro da integralidade do cuidado, incorporando as melhores tecnologias para o tratamento de feridas em crianças hospitalizadas”, explicou.
Já a professora universitária de enfermagem Cleidjane Gomes destacou a importância da iniciativa para a formação e segurança dos profissionais.
“Tem muita importância para a comunidade acadêmica como um todo, para o profissional que vai estar se capacitando e tendo segurança no manejo de curativos, que é uma prática diária. É um conhecimento aprofundado sobre feridas agudas e crônicas, com cuidado qualificado e humanizado”, afirmou.
Com o simpósio, o Governo do Amapá reafirma sua prioridade em fortalecer a rede hospitalar pediátrica, incentivando a troca de conhecimentos e a atualização científica das equipes que garantem um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado às crianças e adolescentes do estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!