Conferência Estadual dos Direitos Humanos elege 24 delegados e consolida representação dos 16 municípios do Amapá
Etapa final do evento marca um marco histórico com a eleição de representantes da sociedade civil e do poder público que irão defender as propostas aprovadas durante a conferência.
A Conferência Estadual de Direitos Humanos do Amapá encerrou suas atividades com a eleição de 24 delegados responsáveis por representar o estado na etapa nacional e legitimar as 18 propostas aprovadas durante o encontro. Desses, 17 são representantes da sociedade civil e 7 do poder público. O processo de escolha seguiu os critérios de paridade de gênero, com pelo menos 50% de mulheres e a obrigatoriedade de representatividade de pessoas negras.
O Amapá se destacou nacionalmente por ser o único estado a garantir representação de todos os seus 16 municípios, assegurando um processo democrático e inclusivo. Os delegados da sociedade civil eleitos são:
- Amapá – Dina Araújo
- Calçoene – Lourdes
- Cutias – Emanuela Ramos
- Ferreira Gomes – Rizonete Morais
- Itaubal – Maria Helena
- Laranjal do Jari – José Wagner Souza
- Macapá – Ariane Pinheiro
- Macapá – Marilucia
- Mazagão – Valda do Socorro
- Oiapoque – Maria Nazaré Fernandes
- Pedra Branca – Rita da Conceição Lopes
- Porto Grande – Vanilde Ferreira
- Pracuúba – Jeferson Barbosa
- Santana – Luana Barbosa
- Serra do Navio – Diana Silva de Araújo
- Tartarugalzinho – Ana Paula
- Vitória do Jari – Luana Beatriz
O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Richard Madureira, destacou a relevância do momento para o fortalecimento das políticas públicas no Amapá:
“A conferência realizada no Amapá foi considerada extremamente importante. Pela primeira vez, ela se destacou por ter uma unidade e representação de um delegado ou representante de cada município, demonstrando uma grande multiplicidade de participantes. Durante o evento, foi consolidado um fórum estadual permanente no Amapá. Este fórum visa estabelecer um diálogo contínuo e constante com a população e os embaixadores. O principal objetivo dessas iniciativas é consolidar políticas públicas que efetivamente transformem as vidas das pessoas no estado", afirmou o secretário.
Com o encerramento da conferência, o Amapá reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, ampliando a escuta social e fortalecendo a participação popular na formulação de políticas públicas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!