Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Iepa trabalha em nova fórmula de tijolos e telhas

Objetivo é criar um produto mais resistente. Atualmente, as empresas enfrentam problemas com fratura e falhas

Por Redação
05/03/2017 11h02

Uma das hipóteses para a pouca resistência das peças é a matéria-prima, que está escassa

Para ajudar a solucionar problemas na produção de tijolos e telhas, olarias amapaenses procuraram o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnologias do Amapá (Iepa). Pesquisas para criar uma nova composição do produto começaram em janeiro deste ano.

Segundo Flávio França, gerente do Núcleo de Geologia e Tecnologia Mineral do Iepa, as empresas estão enfrentando problemas no processo da secagem, com peças apresentando fraturas e falhas.

Uma das hipóteses para a pouca resistência das peças é a matéria-prima, que está escassa. França também acredita que essa argila tenha sofrido alguma alteração, e não tenha a mesma qualidade da que era utilizada.

Os testes iniciaram na composição do produto, criando fórmulas com novas proporções e utilizando outras opções de matéria-prima. Os corpos de prova serão avaliados para saber qual das misturas é capaz de solucionar o problema.

“Estamos levando em conta a matéria-prima, que não é a mesma de antigamente e tem outra qualidade, além da umidade atípica que tivemos esse ano, com chuvas mais intensas. Os testes em escala laboratorial são para diminuir os prejuízos dos empresários”, explicou França.

Os testes realizados pelo Instituto não estão sendo cobrados. Em contrapartida, as empresas estão realizando a manutenção dos equipamentos do laboratório, já que nenhuma das olarias tem equipamentos capazes de fazer o controle de qualidade da matéria-prima e do produto.

“No fim das contas, isso beneficia diretamente a construção civil, que está expandindo no estado e precisa de material de qualidade para servir o mercado”, finalizou o gerente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!