Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Governo do Amapá intensifica fiscalização e coleta amostras têxteis para garantir transparência ao consumidor

Ação do Ipem-AP busca assegurar que informações das etiquetas correspondam à real composição dos produtos vendidos no estado.

Por Jamylle Nogueira
12/11/2025 10h44
Verificação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão estadual para fortalecer as relações de consumo

O Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira ,11, uma ação de fiscalização em estabelecimentos de Macapá voltada à coleta de amostras têxteis. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) e tem como objetivo verificar se as informações apresentadas nas etiquetas, como tipo de fibra, porcentagem de composição e dados do fabricante correspondem à real composição dos produtos comercializados no estado.

A verificação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão estadual para fortalecer as relações de consumo e garantir a proteção do comprador. As amostras coletadas passam por análises laboratoriais seguindo normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assegurando a conformidade e a qualidade dos itens disponíveis no mercado.

O gerente do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) do Ipem-AP, Simon Souza, explica que o setor é responsável por fiscalizar produtos compulsórios, aqueles que obrigatoriamente devem possuir a marca do Inmetro e também outros que necessitam apresentar informações obrigatórias aos consumidores.

Ele destaca que, no caso dos produtos têxteis, é essencial que as peças possuam etiqueta interna, costurada e indelével, com informações como tamanho, composição, modo de conservação, origem, marca e o CNPJ ou CPF do fabricante. Essas exigências garantem a rastreabilidade e a segurança do produto, já que muitas pessoas podem ter alergia a determinados tipos de tecido.

Gerente do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) do Ipem-AP, Simon Souza

“Também realizamos a coleta têxtil e encaminhamos as amostras para um laboratório acreditado pelo Inmetro, que analisa se o que está descrito na etiqueta, por exemplo, 100% algodão realmente corresponde à composição real do material”, destacou o gerente.

As ações de fiscalização do Ipem-AP são contínuas e integram a política do Governo do Amapá de fortalecer a transparência nas relações de consumo, proteger os direitos do cidadão e promover um ambiente de mercado mais justo e seguro em todo o estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!