Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Campanha no comércio chama a atenção para a prevenção da LER

Doença é considerada a segunda maior causa de afastamento do trabalho

Por Redação
05/03/2017 10h47

Mobilização ocorreu em pontos comerciais das Rua Cândido Mendes e São José

Em alusão ao dia mundial da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), que foi celebrada no dia 28 de fevereiro, profissionais do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest-AP), promoveram uma campanha de sensibilização e prevenção a LER/Dort para os trabalhadores do comércio das principais lojas do Centro da Capital.

A mobilização ocorreu em pontos comerciais das Rua Cândido Mendes e São José, com o objetivo de orientar os comerciários sobre a importância da prevenção da lesão que afeta a qualidade de vida e a execução de atividades no trabalho. O momento serviu também para identificar os profissionais que já são acometidos pelo problema, mas que não tem conhecimento sobre o diagnóstico.

De acordo com a terapeuta ocupacional do Cerest, Simone Alves, na abordagem foram distribuídos folders e informativos, sobre a doença que é considerada a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, pois muitos trabalhadores relataram sentir sintomas ocasionados pela LER.

"Infelizmente muitos não sabem que tem o problema por desconhecerem o diagnóstico da LER. É fundamental que o trabalhador procure, ao senti o primeiro sintomas, procure uma assistência especializada, evitando o risco da evolução clínica do quadro ", comentou Simone Alves.

A terapeuta ocupacional lembrou que o Cerest realiza a notificação da doença junto ao Sistema de Informações de Agravo de Notificações (Sinan) do Ministério da Saúde (MS), por meio do atendimento que é feito pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) e Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

Ela enfatizou que notificação de novos casos é importante, em razão da necessidade de um levantamento real da saúde do trabalhador. “A maioria dos casos não tem registro, o que dificulta realização de ações por parte do Ministério da Saúde e Cerest para evitar novos casos da doença”, comentou.

Além dos comerciários, a cada ano, o Cerest busca atender um publico alvo levando a importância da prevenção contra a LER/Dort. Em 2016, em parceria com o Sebrae, foram visitados mais de 16 salões de beleza do Estado. Merendeiras e Bancários também receberam as mesmas orientações, respectivamente.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!