Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO

Banco de Leite do Amapá intensifica mobilização em unidades de saúde para ampliar a captação de doadoras no Dia Mundial da Prematuridade

Campanha do Governo do Estado reforça a importância da doação de leite materno para salvar bebês prematuros no Amapá.

Por Karla Marques
20/11/2025 09h06
As equipes estão percorrendo diferentes setores das unidades de saúde para fixar cartazes informativos e conversar diretamente com mães

O Governo do Amapá iniciou, nesta semana, uma ação de mobilização para ampliar a captação de doadoras para o Banco de Leite Humano e reforçar a importância do leite materno na recuperação de bebês internados na UTI Neonatal. A iniciativa integra a campanha “Novembro Roxo: juntos pela vida dos prematuros. A doação de leite materno faz toda diferença.”, que destaca o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. 

Atualmente, o estoque do Banco de Leite está baixo, o que acende um alerta sobre a necessidade urgente de novas doações. Até o momento, 9 bebês internados hoje na UTI Neonatal necessitam de leite humano pasteurizado e são atendidos pelo Banco de Leite. A situação reforça a importância da campanha e da solidariedade das mães que podem doar. 

As equipes estão percorrendo diferentes setores das unidades de saúde para fixar cartazes informativos e conversar diretamente com mães e famílias sobre o processo de doação. Os materiais estão sendo distribuídos e afixados na triagem Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, enfermaria de Pós-Parto Normal, enfermaria de Pós-Operatório, entrada do Hospital da Criança e do Adolescente e entrada do Pronto Atendimento Infantil (PAI).

A coordenadora do Banco de Leite, Fadianne Soares, destaca que o mês dedicado à prematuridade reforça uma mensagem fundamental: solidariedade salva muitas vidas.

Coordenadora do Banco de Leite, Fadianne Soares

“O Novembro Roxo chama a atenção para os desafios dos bebês prematuros, e a doação de leite materno faz toda a diferença na recuperação deles. Alimentamos diariamente os pequenos que estão na UTI, e cada doadora representa esperança para essas famílias”, afirma.

A campanha também reforça que toda mulher que amamenta pode ser uma possível doadora, desde que esteja saudável e disposta a ajudar. O processo é simples, seguro e pode ser realizado em casa, com orientação da equipe do Banco de Leite. 

Para participar da corrente de solidariedade e ajudar a salvar vidas, basta entrar em contato: 96 98416-4400

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde