Papaléo Paes destaca o TRE como “protetor da vontade soberana do povo amapaense”
Cerimônia empossou os desembargadores Manoel Brito e Sueli Pini para o biênio 2017/2019.
Papaléo Paes destacou a importância do trabalho do TRE-AP para a sociedade amapaense
Na cerimônia que conduziu os desembargadores Manoel Brito e Sueli Pini como os novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o vice-governador do Estado, Papaléo Paes, em exercício como chefe do Executivo, evidenciou o órgão do Judiciário como o “protetor da vontade soberana do povo amapaense”.
A solenidade, que ocorreu na noite de quarta-feira, 8, na sede central do TRE, em Macapá, marcou a posse de Brito como novo presidente e de Pini como vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral do Amapá.
Paes assemelhou as principais atribuições do TRE a medidas que o governo tem implementado para, de forma proporcional, assegurar os anseios da população por políticas de transparência e responsabilidade com a gestão pública.
“O tribunal eleitoral é o primeiro crivo do processo democrático. Ele é responsável pela organização, fiscalização e pelo cumprimento da legislação durante o período de escolha do povo de seus representantes e governantes. Essas competências, em sua natureza democrática e de lisura do processo, são semelhantes a medidas que eu e o governador Waldez temos adotado no Executivo no sentido de garantir acompanhamento público e controle nos gastos públicos, como as senhas do Siplag [Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Siplag], a ordem de pagamento de fornecedores, e, principalmente, as medidas para buscar uma sociedade mais igualitária nos seus níveis sociais, assim como a Justiça garante a liberdade e o direito do cidadão, desde o rico até o pobre, em escolher seu o voto. Portanto, desejo sorte e bom trabalho aos novos gestores do TRE”, analisou Papaléo.
Manoel Brito ressaltou que dará continuidade no trabalho feito pelo ex-presidente, desembargador Carlos Tork, que tomou posse à frente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) na semana passada. Brito disse que atuará para buscar, cada vez mais, o aprimoramento dos serviços prestados à população e melhorando as ferramentas de trabalho dos servidores da casa. “Ouço falar em crise, mas já vivi tempos piores. Por isso, devemos acreditar na Justiça e nos Poderes, e no trabalho sério e responsável, para superar qualquer adversidade”, analisou Brito.
Papaléo também ressaltou a gestão da nova vice-presidente e corregedora no comando do Judiciário amapaense. Sueli Pini presidiu o Tjap nos últimos dois anos. Segundo o governador em exercício, a relação construída por ela e pelo governador Waldez garantiu um ambiente de diálogo no período de crise econômica, principalmente em relação ao Conselho Estadual de Gestão Fiscal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!