Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Museu Sacaca celebra 15ª Semana Nacional de Museus

Abertura do evento incluiu palestra a estudantes da rede pública e planetário móvel.

Por Redação
18/05/2017 21h45

Estudantes conheceram um pouco da história do Museu Sacaca, um dos espaços mais visitados do AmapáEstudantes conheceram um pouco da história do Museu Sacaca, um dos espaços mais visitados do Amapá

Nesta quinta-feira, 18, o Museu Sacaca, pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), deu início à programação relacionada à 15ª Semana Nacional de Museus, evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Na ocasião, alunos da rede pública estadual puderam assistir a uma palestra ministrada pela socióloga da instituição, Lenira Reis. O público teve ainda a oportunidade de visitar o planetário móvel Maywaka.

Durante a palestra, Lenira Reis abordou o tema do evento “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”, destacando que a análise de uma obra exposta em um museu é algo subjetivo, isto é, cada pessoa terá seu ponto de vista, por isso, é indizível. Ela ressaltou que antigamente os museus eram frequentados, principalmente, pelas classes dominantes, mas, hoje em dia, busca-se alcançar a sociedade em geral. “Foi importante conversar com os alunos porque geralmente os jovens têm a ideia de que o museu não é interessante e é preciso desmistificar isso”, enfatizou.

A socióloga destacou ainda que, por meio de suas exposições e atrações, o Museu Sacaca faz um resgate do passado e propõe que as pessoas valorizem sua história e sua origem. Yasmin Sousa, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, revelou que a palestra a incentivou a frequentar os museus do Estado. “Aprendi que os museus são locais muito interessantes e nos fazem pensar. Aqui no Sacaca, por exemplo, tem lugares muito bonitos, mas não só isso, tem história e cultura nas obras que observamos”, afirmou a estudante.

Outra atração disponível durante a 15ª Semana dos Museus é o Planetário Móvel Maywaka, que normalmente é liberado para visitação apenas no terceiro sábado de cada mês. Trata-se de uma cúpula inflável com 5 metros de diâmetro e 4,5 de altura que se destina a divulgar a ciência e a astronomia. O planetário permite que os visitantes conheçam estrelas, mitos e lendas por meio de vídeos e palestras.

15ª Semana Nacional de Museus

O evento se estende até o dia 20 de maio com atrações diversas. Segundo a diretora do Museu Sacaca, Aimée Favacho, o objetivo foi construir um resgate ao passado e as memórias de infância, além de criar uma programação que atendesse a todos os públicos. Na sexta-feira, 19, acontecerá o Museu Vivo, uma apresentação sobre o modo de vida das comunidades tradicionais do Amapá. Haverá ainda uma atração voltada para a terceira idade, “Roda de Chá: Farmácia Viva e o Uso das Plantas e Ervas Medicinais”. No sábado, a programação chega ao fim com uma recreação infantil que irá resgatar as antigas cantigas de roda.

 

Programação no Museu Sacaca

18 a 20 de maio

9h às 17h - Exposição – Corredor do Indizível em Museus: Cronologia Sobre o Antigo e o Novo

 

18 de maio

15h às 17h - Abertura e Palestras – Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus

9h às 11h - Oficina – Comparação astronômicas de astros do Sistema Solar

9h às 11h - Exposição – Sessão de Cúpula do Planetário Maywaka

9h às 11h - Oficina – Arqueologia

 

19 de maio

9h às 17h - Museu Vivo – Apresentação sobre o modo de vida das comunidades tradicionais do Estado do Amapá

9h às 11h - Oficina – Entomologia médica sobre doenças tropicais

10h às 11h - Oficina – Roda de Chá: Farmácia Viva e o Uso de Plantas e Ervas Medicinais

17h às 18h - Atividade – Apresentação de Peça Teatral

 

20 de maio

9h às 11h30 - Exposição – Sessão de Cúpula do Planetário Maywaka

9h às 12h - Oficina – Memórias Urbanas

15h às 16h30 - Recreação – Cantigas de roda do tempo da vovó

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: