Evento discute políticas para melhorar a saúde do trabalhador no Amapá
Os temas vão além de acidentes no local de trabalho. Depressão e estresse também são causas que levam profissionais a adoecerem.
Evento visa fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS
A saúde do trabalhador começou a ser discutida com empregadores, trabalhadores e estudantes amapaenses, em um seminário promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), cujo objetivo é fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As discussões visam ampliar informações e estratégias na busca de políticas que possam deixar o local de trabalho mais seguro e saudável. "O Amapá cresce e as oportunidade aparecem. Mas, na mesma proporção que os negócios ampliam, também aumentam os acidentes de trabalho. Então, existe a necessidade de se discutir essa política de forma mais intensa para que tenhamos profissionais mais saudáveis", ressaltou o gerente geral do Cerest, Marco Johnny.
Johnny também destacou que, atualmente, os maiores índices de acidentes estão concentrados na construção civil e no trabalho agrícola, desenvolvido principalmente no interior do estado.
Para prevenir o trabalhador e deixar o ambiente com baixo ou sem riscos de contaminação e acidentes, além de orientações para melhorar o local de trabalho, também serão abordados temas como: Acidente de Trabalho e Vigilância em Saúde do Trabalhador, O MTE e Acidente de Trabalho, Rede de Notificação e Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Segundo a pedagoga Jeiza Ribeiro, a iniciativa de se debater temas relacionados à saúde do trabalhador também é bom para a comunidade acadêmica. "Trabalho em uma instituição que oferta cursos na área da saúde, onde nas aulas práticas ou estágios, os alunos se furam ao manusear materiais de risco biológico, o que também é um acidente de trabalho, e para eles, que ainda terão uma longa jornada profissional, receber esses ensinamentos é fundamental".
Todos os temas são expostos por profissionais especialistas de várias áreas em mesas de debates. O evento também conta com a presença da Coordenadora Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baeta. "Quando se fala em saúde do trabalhador, a temática vai muito além de acidentes. Também envolve depressão, assédio moral, estresse, dentre outros problemas que são causados pela carga excessiva de trabalho".
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!