Festival do Milho vai movimentar economia portograndense
Evento acontece entre os dias 8 e 11 de junho no município de Porto Grande com atrações musicais e comercialização de produtos derivados do milho
A cidade de Porto Grande, localizada a 102 km de Macapá, será palco de mais uma edição do Festival do Milho, que ocorre entre 8 e 11 de junho em um balneário do município. A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas participem do evento que terá como principal atração as iguarias derivadas do milho como bolo, pamonha e mingau, que serão comercializadas por produtores locais, fortalecendo a agricultura e a economia da região. O evento é realizado pela Associação Fruto Cultural do Amapá (Asfecult) em parceria com o Governo do Amapá – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – e Prefeitura de Porto Grande.
O público do Festival do Milho poderá assistir a shows musicais como as bandas Babilônia, Amigos da Toada e do cantor Adail Junior, além de apresentações de marabaixo. Haverá ainda seleção da Rainha do Milho e uma programação voltada para o público evangélico, entre outras atrações.
De acordo com o presidente da Asfecult, Gregório Dias, o Festival do Milho é uma forma de valorizar a produção e comercialização do segundo grão mais exportado do Amapá, ficando atrás apenas da soja. “Ainda há muito espaço para o crescimento da produção de milho no Amapá. Por meio desse evento queremos estimular esse potencial”, afirma Dias, destacando que Porto Grande é um dos polos de produção do grão no Estado, por isso o município é sede do evento.
O Festival do Milho gera emprego e renda e beneficiará principalmente os agricultores e pequenos produtores da cidade, que participaram de uma capacitação para atuar no evento. “Durante o festival eles terão acesso à informações sobre programas governamentais e políticas públicas voltadas para o setor”, explica o presidente da Asfecult.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, reforça que o festival tem como principal objetivo estimular a produção de milho e a economia local. “Agricultores e produtores irão comercializar durante o evento e a renda que eles arrecadarem certamente vai gerar melhorias para suas famílias”, destaca. O gestor reforça que o evento beneficiará o município como um todo, uma vez que outros serviços serão ofertados, movimentando segmentos como, por exemplo, a rede hoteleira.
Programação
Quinta-feira (Dia 8)
Ministração com pastores do município
Cantores gospel locais
Sexta-feira (Dia 9)
Banda gospel do Porto Grande
Ministração com Eraldo Trindade
Banda Patmos
Após o encerramento da noite gospel, às 23h, haverá programação musical com DJs.
Sábado (Dia 10)
Apresentação de grupos de toada e dança.
Escolha da Rainha do Milho.
Banda Babilônia
Rodrigo Alves
Domingo (Dia 11)
Corrida do Milho às 16h, com saída da Linha A até o balneário de Porto Grande.
Marabaixo
Entrega de premiações
Som mecânico e DJs até as 22h30, encerrando a programação
*A programação iniciará às 18h em todos os dias do evento, com exceção da Corrida do Milho, que acontecerá às 16h do domingo, dia 9.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!