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Governo conclui parte da etapa de terraplanagem no acesso à ponte do Rio Matapi

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e a empresa LB Construções também estão trabalhando na extensão da rodovia para interligá-la à cabeceira da ponte

Por Redação
17/02/2016 09h32
O Governo do Estado do Amapá (GEA) concluiu parte da etapa de terraplanagem das obras de acesso à ponte do Rio Matapi, que ligará Macapá e Santana ao município de Mazagão. Nos meses de janeiro e fevereiro, o serviço foi concluído em quatro das seis alças viárias que irão compor a estrutura da obra. Nas duas restantes, a intervenção será feita após o período das chuvas, nas quais também será realizada a pavimentação asfáltica dessas vias.

As alças viárias permitirão a interligação da Rodovia AP-010 com o complexo de empresas que estão instaladas às margens do Rio Matapi, além de viabilizar o fluxo de veículos que trafegam em ambos os sentidos.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e a empresa LB Construções também estão trabalhando na extensão da rodovia para interligá-la à cabeceira da ponte. A terraplanagem foi executada em mais de 50% na área em que se concentra o eixo principal da rodovia. A conclusão da etapa, nesse trecho, só será feita, também, após o inverno, junto com o asfaltamento. “É uma área alagada por causa das águas do Matapi. Para garantirmos a resistência e a sustentação desse trecho, é necessária essa estruturação da base da rodovia, que será de aproximadamente cinco metros para ser interligada à ponte”, explicou o titular da Setrap, Jorge Amanajás.

Ao todo serão pavimentados cerca de cinco quilômetros nas obras de acesso. Desses, três quilômetros e meio são referentes às alças viárias e um quilômetro e meio da extensão da rodovia.

 

A ponte finalizada

Desde a segunda quinzena de fevereiro, a empresa CR Almeida tem trabalhado apenas nas obras de acabamento, como nas juntas de dilatação na estrutura. O procedimento consiste na instalação de um material emborrachado nas partes onde há separação física das estruturas das juntas, evitando ocasionais fissuras ou rachaduras. As próximas etapas serão a pavimentação e a sinalização da ponte e estão previstas para ocorrerem durante o verão. Tais ações estão sendo executadas com o saldo positivo do governo com o consórcio, na ordem de R$ 778 mil.

 

Valores

O projeto de construção da ponte sobre o Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe. Porém a obra iniciou apenas em 2013.

O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando o valor para R$ 106 milhões, através de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador, formado pelas Empresas CR Almeida, Egesa e LB Construções, sendo que, a construção da ponte faz parte do escopo da empresa CR Almeida. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

A empresa CR Almeida deixou de receber as medições referentes ao período de agosto a dezembro de 2014, que totalizavam R$ 25,3 milhões, dívida que foi quitada pela atual gestão.

Ao assumir o mandato, o governador Waldez Góes pagou R$ 11,7 milhões com recursos do Tesouro estadual para não atrasar o andamento da obra, enquanto se esperava a liberação do recurso do BNDES.

Em dezembro de 2015, o Consórcio Equador e a Setrap emitiram termo de recebimento provisório da obra, depois de realizar o pagamento de todas as medições da ponte, que corresponde a R$ 53,6 milhões.

Outros R$ 18,9 milhões serão desembolsados para as obras de acesso, que corrige um erro de engenharia, não percebido durante a gestão passada, que autorizou a construção da ponte fora do eixo da rodovia. Desse valor, já foram pagos R$ 7,6 milhões para a LB Construções. Como reflexo da sucessão de erros da gestão anterior, onerou o valor global da obra, com a uma cifra superior a R$ 32 milhões para os cofres públicos.

 

Dados técnicos

A edificação terá 612 metros de comprimento. O projeto da ponte é composto por cinco vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte, tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.

O Governo do Estado prevê que a finalização das obras de acesso e a entrega da ponte ocorram ainda no início do segundo semestre de 2016.

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