Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Após atingir 90% de vacinação, Governo prepara nova etapa contra a Aftosa

foram vacinados 293.859 animais

Por Redação
27/01/2016 15h29

O Amapá está bem próximo de conseguir a permissão para comercializar carne para outros Estados e para fora do país. Com a meta de 90% de vacinação atingida na última campanha contra a febre aftosa, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) acredita que, ainda este ano, o Estado alcance a elevação na classificação do rebanho.

Apesar da meta de imunização atingida, a Diagro ainda persegue os outros 10% para regularizar por completo o rebanho. Segundo relatório oficial da última campanha, cujo período foi de 15 de setembro à 15 de novembro de 2015, foram vacinados 293.859 animais, de um total de 326.509. O percentual atingido é 12% maior que o alcançado em 2014, quando foi imunizado 78%, abaixo do estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Agora, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) no Amapá – órgão da União que responde pela vigilância animal no Estado –, o Governo Estadual prepara mais uma etapa de imunização. Esta nova fase corresponde à identificação dos animais que não foram vacinados.

Para isto, a equipe da Diagro reuniu nesta quarta-feira, 27, na sede da SFA/AP, para traçar as estratégias de ação. O objetivo é identificar os proprietários que não realizaram o procedimento para que eles possam se regularizar.

Ficou definido que os dois órgãos se reunirão para identificar os motivos pelos quais os pecuaristas não fizeram a vacinação no período oficial de campanha. Segundo o cadastro de controle da Diagro, esses 10% restantes compreendem pequenos criadores. “Algumas vezes esses pecuaristas até se desfazem dos animais, mas não procuram o órgão de vigilância para dar baixa, por isso, eles aparecem entre o quantitativo não vacinado”, explicou o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Barbosa.

Segundo ele, os criadores que não fizeram a vacinação serão notificados e poderão adquirir a vacina direto na Diagro ou na SFA/AP para regularizar o rebanho.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!