Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Waldez exalta parceria entre Poderes durante posse da nova presidência do TJAP

Governador frisou que a capacidade de diálogo entre as instituições é fundamental para enfrentar escassez de recursos.

Por Redação
02/03/2019 11h04

Waldez citou as ações  Conselho Estadual de Gestão Fiscal como resultado da parceria entre os PoderesWaldez citou as ações Conselho Estadual de Gestão Fiscal como resultado da parceria entre os Poderes

O governador do Amapá, Waldez Góes, ressaltou a importância da parceria entre os Poderes na busca por mais qualidade de vida à população durante a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) para o biênio 2019-2021.

Os novos dirigentes são os desembargadores João Guilherme Lages (presidente); Sueli Pini (vice-presidente); e Eduardo Contreras (corregedor). A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 1, em Macapá.

Durante a cerimônia, Waldez Goés reconheceu as ações realizadas em parceria com a instituição.

"Sabemos que cada um dos três Poderes tem sua atribuição definida, mas isso não deve excluir a capacidade do exercício diário do diálogo, nem a capacidade comum na construção do enfretamento de questões desafiadoras", declarou Góes.

Como exemplo de parceria, o governador citou o Conselho Estadual de Gestão Fiscal (CEGF), que é formado por representantes dos Poderes e trata das transferências de recursos do Executivo aos demais Poderes e órgãos com direito constitucional aos repasses duodecimais. O grupo foi criado em 2010 pelo governador Waldez Góes, e mantém os trabalhos intensificados desde 2015.

"O Conselho foi fundamental para que conseguíssemos passar pela crise econômica nacional, preservando o funcionamento dos serviços públicos e os direitos dos servidores. Conquistamos também avanços fiscais em cada um dos Podereres", afirmou o governador que preside o CEGF.

Reconhecimento

O ex-presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, empossou o novo dirigente da instituição. Em seu discurso de despedida, Tork reconheceu a abertura ao diálogo mantida pelo Governo do Amapá. Ele também destacou o CEGF como um mecanismo de fundamental para garantir um cenário de equilíbrio fiscal.

"O Amapá é um dos poucos Estados que mantém os salários dos servidores públicos em dia, inclusive o décimo terceiro [salário]", exemplificou Tork.

O desembargador João Guilherme Lages destacou a possibilidade de executar, em conjunto, programas e ações planejadas pelos poderes públicos.

"Os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo podem ter a certeza que encontrarão nos membros de nossa instituição a parceria perfeita rumo às metas que precisamos alcançar dentro de nossas atribuições", registrou.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!