Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Batalhão Ambiental apreende 730 kg de pescados proibidos

Apreensões ocorreram em dois portos do município de Santana; proprietários dos produtos não foram localizados durante o flagrante.

Por Redação
14/03/2019 11h39

Junto com as mantas de pirarucu estava uma preguiça abatida

Uma fiscalização realizada durante a madrugada desta quinta-feira, 14, pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, resultou na apreensão de 730 kg de pescados proibidos, sendo 650 kg de espécies protegias pelo período de defeso e 80 kg de pirarucu. Os pescados foram apreendidos em dois portos do município de Santana.

De acordo com o tenente Adauto Matos, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do Batalhão Ambiental, 650 kg de pescados das espécies mapará e tamuatá foram apreendidas em sete cubas de isopor que estavam em uma embarcação ancorada no Porto do Grego. O proprietário do produto não foi localizado.

A segunda apreensão aconteceu no porto da Souzamar, quando os militares localizaram em uma cuba de isopor, uma preguiça abatida e 80 kg de mantas de pirarucu, abaixo do tamanho permitido para comercialização, que é de 1,20m.

“O pirarucu não entra no defeso, porém existe uma restrição que proíbe a comercialização da manta, que é o filé da lateral que vai da parte de baixo da cabeça até o rabo. Ele não pode ser pescado com o tamanho abaixo de um metro e meio com a cabeça ou um metro e vinte sem a cabeça”, explicou o tenente Adauto Matos. O proprietário do produto também não foi localizado.

Os peixes apreendidos foram encaminhados para a sede do Batalhão Ambiental e deverão passar por inspeção da Vigilância Sanitária, para que sejam doados a entidades filantrópicas cadastradas na instituição. A preguiça abatida será doada para consumo animal.

Apreensões

O período de defeso termina nesta sexta-feira, 15, e desde que iniciou, em 15 de novembro, o Batalhão Ambiental realizou inúmeras fiscalizações que resultaram na apreensão de mais de cinco toneladas de pescado, a maioria encontrada em portos de Santana. As ações resultaram, ainda, na apreensão de mais de uma tonelada de carne de animais silvestres abatidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!