Vistos para a França voltarão a ser emitidos no Amapá
Previsão é que o novo cônsul honorário indicado pelo governo francês venha reativar os serviços da Embaixada no Estado, em maio deste ano.
A primeira-secretária da Embaixada da França no Brasil, Christelle Chatrian-Gomez, comunicou oficialmente ao Governo do Amapá que a França indicou o novo cônsul honorário para o consulado no Estado. A previsão é que, em maio deste ano, o novo cônsul e a sua comitiva cheguem para reativar os serviços da Embaixada em território amapaense.
O comunicado foi feito à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Agência Amapá) que é coordenadora das ações de relações internacionais entre o Amapá/Brasil e a Guiana Francesa/França.
Com a reativação do consulado francês, os vistos para a França voltarão a ser emitidos no Amapá. Pois, desde que foram encerradas as atividades em abril de 2018, as emissões de vistos estão sendo feitas por Brasília (DF). Na ocasião, o cônsul-geral da França em Brasília, Samuel Bouchard, garantiu prioridade na emissão dos vistos solicitados pelo Estado, devido à relação de cooperação transfronteiriça já estabelecida entre Brasil e França.
Bouchard aproveitou o momento em que esteve em Macapá, na época, para tratar com a diretora-presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, importantes assuntos que envolvem a fronteira franco-amapaense, como a criação de leis que regulamentem as relações já estabelecidas, a preparação para a XII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) e, ainda, os trâmites para a obtenção de vistos em missões oficiais e para fins de cooperação na fronteira.
"A reativação do Consulado Francês é de grande importância, pois reafirma o objetivo de estabelecer segurança jurídica na relação bilateral para o desenvolvimento na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. E, também, permite a desburocratização do acesso ao visto para quem precisa trabalhar, estudar, fazer negócios ou até mesmo turismo no país vizinho”, considerou Tânia Mara.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!