1 2 3 4

54ª Expofeira do Amapá: Saúde vistoria estrutura de postos de atendimento no Parque de Exposições da Fazendinha

Secretária Nair Mota visitou os espaços que garantirão resposta rápida, eficaz e de qualidade ao público da maior feira de negócios sustentáveis da Amazônia.

30/08/2025 17h15 - Atualizada em 30/08/2025 17h26
Redação
Secretária Nair Mota visitou os postos de saúde e toda a estrutura organizada pela Sesa para a 54ª Expofeira do Amapá

Contando os minutos para a abertura oficial, neste sábado, 30, da 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios da Amazônia promovida pelo Governo do Estado, a secretária de Saúde, Nair Mota visitou os postos de atendimento e toda a estrutura montada para garantir o bem-estar dos visitantes no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. 

Nair destacou a organização das equipes e afirmou que os dois postos fixos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais a retaguarda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o trabalho do programa Mais Sorriso estão totalmente preparados para receber o público durante os nove dias de programação.

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

“Organizamos espaços equipados para garantir assistência rápida, segura e de qualidade. Nossa prioridade é assegurar que o público tenha atendimento emergencial imediato, caso precise, sem comprometer o funcionamento do evento. A gente acredita que teremos uma Expofeira muito tranquila", afirmou a secretária.

Os dois pontos de atendimento contam com salas de estabilização, cada uma equipada com duas macas, cilindros de oxigênio, poltronas reclináveis para medicação, farmácia e aparelhos essenciais, como desfibrilador cardioversor e monitor multiparamétrico, fundamentais para suporte em casos de emergência.

Um dos espaços está localizado próximo ao Palco da Rainha, e o outro ficará ao lado da Arena Rio Amazonas

Resposta eficiente aos pacientes

De acordo com o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, Diego Gama, a estrutura foi pensada para dar resposta eficiente a situações de menor complexidade, mas também está integrada à rede estadual de saúde para casos mais graves.

Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa

“Além dos postos de saúde dentro do Parque, teremos unidades de retaguarda à disposição, a exemplo a UPA Zona Sul, o Hospital Estadual de Santana e o Hospital de Emergência de Macapá. O Samu também estará presente com ambulâncias para garantir a remoção rápida e segura dos pacientes que necessitarem”, explicou.

Os postos funcionarão todos os dias, das 18h até o encerramento da programação, com equipes compostas por 25 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. 

Farmácia totalmente abastecida nos postos de saúde dentro do Parque de Exposições da Fazendinha

Localização e estrutura

Um dos espaços está localizado próximo ao Palco da Rainha, na avenida principal do Parque de Exposições, e o outro ficará ao lado da Arena Rio Amazonas, onde acontecem os shows nacionais. Confira no mapa.

Com essa estrutura, a Sesa reforça o compromisso de oferecer um evento seguro e acessível para todos os visitantes da 54ª Expofeira.

Os postos funcionarão todos os dias, das 18h até o encerramento da programação

Ela voltou melhor para ser a maior de todos os tempos!

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.

Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up: