Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com vacinação antecipada, Macapá atinge 78,39% da meta contra a Influenza

A distribuição nos municípios foi feita por uma força tarefa montada pela Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos

Por Redação
18/04/2016 11h25
A capital Macapá e os municípios de Santana, Laranjal e Vitória do Jari, Serra do Navio e Ferreira Gomes adiantaram a campanha de vacinação contra a gripe influenza. O Estado recebeu 177 mil doses de vacina. A distribuição nos municípios foi feita por uma força tarefa montada pela Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI).

O cronograma nacional da Campanha contra Influenza inicia somente no dia 30 de abril, indo até o dia 20 de maio. Para a capital, o Estado disponibilizou 87.260 doses. O registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) mostra que a capital já aplicou 61.100 doses, atingindo cobertura vacinal de 78,39% da população que faz parte do grupo de risco.

Para Santana foram disponibilizadas 25.910 doses. Já foram aplicadas 754 doses, atingindo 3,79% da população que faz parte do grupo de risco. Para Mazagão foram disponibilizadas 3.920 doses. Destas, 700 pessoas já receberam a dose, tendo uma cobertura vacinal de 18,59%.

No sistema, Laranjal do Jari informou que iria imunizar 7.922 pessoas. Até agora, 591 já receberam a dose da vacina, tendo uma cobertura de 7,46%. Em Vitória do Jari a solicitação foi para imunizar 2.310 munícipes, mas até o momento 107 tinham recebido a dose. Pedra Branca já atingiu 14,38% da população. Foram solicitadas 3.525 doses da vacina. E Cutias atingiu 44,83% dos 861 munícipes a serem imunizados.

Nesse primeiro momento, as doses são para atender os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde (MS) que são: crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, gestantes e mães com até quarenta e cinco dias de parto, trabalhadores da área da saúde, idosos a partir dos 60 anos, população indígena, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A execução e registro das doses aplicadas são de responsabilidade das secretarias de saúde de cada município que devem colocar o relatório da campanha no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

De acordo com o SI-PNI, até o momento somente Macapá, Santana, Mazagão, Cutias, Pedra Branca, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, fizeram o registro. Os demais municípios ainda não informaram o relatório. No SI-PNI, as secretarias devem informar a quantidade de doses da vacina que foi solicitada para imunizar a população que faz parte do grupo de risco no município. Além disso, também deve ser informado o número de doses que já foram aplicadas e a cobertura vacinal atingida nas cidades.

As informações podem ser acessadas no site do SI-PNI (www.sipni.datasus.gov.br).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!