Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá tem 189 casos confirmados de sarampo

Macapá, Santana e Mazagão são os municípios com registros de casos ativos da doença.

Por Redação
07/01/2021 19h30

Enfermeira preparando dose da Tríplice Viral.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já notificou 189 casos de sarampo entre o ano de 2020 até o dia 6 de janeiro de 2021. São cinco municípios que têm casos confirmados: Santana 108 casos, Macapá 73 casos, Mazagão 6 casos, Porto Grande 1 caso e Pedra Branca 1 caso, totalizando 189 casos da doença.

A SVS ainda mapeou o perfil dos casos, sendo a maior incidência entre crianças até 4 anos de idade, correspondendo a 108  (57%) casos. Dentre os gêneros, o feminino é o mais afetado com 55% de incidência

O índice de cura da doença, até a data analisada pela SVS, é de 100%, não tendo nenhum caso que veio a óbito, mas o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, alerta:

"O sarampo é uma doença grave, felizmente no estado não houve nenhum óbito, entretanto a quantidade de casos é alarmante, por isso estamos tomando todas as medidas para ampliar nossa cobertura vacinal, que é a principal medida de contenção da doença", afirma o superintendente.

Cobertura vacinal

O sarampo é uma doença que pode ser evitada através da vacina tríplice viral, que previne caxumba e rubéola  também. A vacina é tomada em duas doses e faz parte do calendário vacinal das crianças, todavia, caso um adulto não tenha tomado, pode atualizar durante a campanha. 

O Amapá, assim como outros estados, tem enfrentado dificuldade de alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde. Em 2020 o alcance ainda foi mais prejudicado pela pandemia de covid-19, com o índice em 48% na primeira dose (D1) e 38% na segunda (D2).

Segundo os dados da SVS, apenas o município de Serra do Navio alcançou a meta de vacinação para ambas as doses D1 (156,7%) e D2 (106,7%). Porto Grande é o município que tem a menor cobertura vacinal, com 21,8% D1 e 22,8% D2.

Sobre a vacina, a apoiadora da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Silvia Maués, afirma que a principal medida  de contenção é a imunização. 

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade e letalidade, principalmente em crianças menores de 5 anos. Temos como controlar o surto no Estado com a nossa melhor arma: a vacinação. Apenas a vacinação já é o suficiente para erradicar a doença no estado”, afirma a apoiadora.

Varredura Vacinal

Para conter o surto de sarampo, o Governo do Estado, Organização PanAmericaba de Saúde e os municípios, realizarão varredura vacinal prioritariamente em 7 municípios: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí, Oiapoque e Porto Grande. A ação iniciará dia 18 de janeiro com vacinação das pessoas ainda não imunizadas, indo de casa em casa.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!