Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Êxito do Amapá Jovem atrai gestores de Rondônia para conhecer a política pública

Rondonienses têm a intenção de implantar uma estratégia própria nos moldes do programa que traz oportunidades à juventude.

Por Redação
17/03/2022 22h44

Comitiva de Rondônia esteve no Amapá durante três dias para conhecer as políticas públicas do Estado. Comitiva de Rondônia esteve no Amapá durante três dias para conhecer as políticas públicas do Estado.

O êxito do Amapá Jovem em oferecer oportunidades para a juventude atraiu gestores de Rondônia para conhecer melhor o funcionamento da política pública que já beneficia 27 mil pessoas de 15 a 29 anos em 127 polos dos 16 municípios. Rondônia quer utilizar a experiência amapaense como modelo para implementar um projeto próprio.

A comitiva rondoniense é composta pelo superintendente de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Jobson Bandeira, e do coordenador de Juventude, Gabriel Oliveira.

Os bons resultados do Amapá Jovem chamaram a atenção dos gestores ainda em agosto de 2021, durante agenda do secretário de Políticas para Juventude, Pedro Filé, em Rondônia, onde ele destacou o programa que une eixos como cidadania, segurança, saúde, educação, cultura e empreendedorismo.

Agora, durante três dias no Amapá, os rondonienses absorveram mais informações sobre a organização e desenvolvimento da estratégia. 

A agenda encerrou na quinta-feira, 17, em uma apresentação coordenada pela Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), com a participação dos beneficiários da 8ª chamada do Amapá Jovem.

Pedro Filé destacou que o momento é oportuno para valorizar, ainda mais, a política pública a nível nacional.

“Nossa prioridade é a juventude e, por isso, nos tornamos inspiração em outros lugares, sendo que procuramos criar oportunidades para que a juventude tenha qualificação e saiba seu papel na sociedade”, disse.

Durante a apresentação, o secretário da Sejuv reafirmou a importância da política transversal, evidenciando o E+ Profissional. Trata-se de uma parceria do Governo com a CEA Equatorial, que oferece chances de empregabilidade aos beneficiários, com vale-transporte para a capacitação e, ainda, vai disponibilizar Carteira Nacional de Habilitação gratuita para os participantes.

Leia mais: E+ Profissional abre inscrições para 600 vagas de beneficiários do Amapá Jovem

Para Gabriel Barbosa, a equipe da Sejuv tem sido espelho para todo o Brasil.

“Se todos os estados do Brasil tivessem um programa como esse, nosso país estaria bem diferente. Com ações voltadas para o esporte, empreendedorismo, com orientações para abertura de empresas, muitos vão alcançar oportunidades de negócios. Todos esses participantes são privilegiados, quem dera que tivesse esse programa no meu estado. É por isso que viemos aqui”, afirmou.

O superintendente Jobson Bandeira reconheceu a acolhida do Amapá e reforçou que vai utilizar de todos os esforços para implantar a política no seu estado de origem.

“O Amapá Jovem é destaque nacional por ser um programa transversal e único. Se eu chegasse no meu estado e fizesse pelo menos metade do que está sendo feito aqui, eu já estaria fazendo muito”, ressaltou.

Os gestores de Rondônia também tiveram agenda com os secretários de Estado da Cultura e do Desporto e Lazer para conhecer as políticas realizadas pelo Amapá.

Amapá Jovem


O programa apoia-se na transversalidade das políticas públicas, possibilitando o desenvolvimento e a emancipação dos jovens de 15 a 29 anos, como um instrumento de redução de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais, desenvolvido em diversas áreas, proporcionando o acesso à saúde, educação, cultura, empreendedorismo, qualificação profissional, esporte, lazer, entre outras atividades, gerando oportunidades.

Mesmo durante a pandemia, desde 2019, o programa foi ampliado e foram investidos mais de R$ 42 milhões na qualificação profissional dos jovens amapaenses. Desde a retomada, em 2017, 38 mil jovens já foram atendidos diretamente pelo programa.

Entre os benefícios, estão o pagamento mensal da renda, que varia de R $150 a R$ 1,2 mil, entre bolsistas e quatro níveis de monitores, além do vale-transporte, institucionalizado em 2022.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!