Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá convoca mais 616 candidatos do concurso da Educação

Em 10 meses da nova gestão, foram chamados candidatos de 8 concursos, o que representa uma marca histórica na administração pública.

Por Adryany Magalhães
13/11/2023 21h12

Governador Clécio Luís convocou mais 617 candidatos do cadastro reserva do concurso públicoGovernador Clécio Luís convocou mais 617 candidatos do cadastro reserva do concurso público

Em menos de um ano da nova gestão, o Governo do Amapá avança no compromisso de reforçar a Educação em todo o estado. Nesta segunda-feira, 13, o governador Clécio Luís convocou mais 616 candidatos do cadastro reserva do concurso público. São 556 professores, 15 pedagogos e 45 cuidadores.

CONFIRA O EDITAL DA EDUCAÇÃO

As vagas de tradutor, também abertas no certame, foram todas preenchidas na primeira chamada e não teve cadastro de reserva. Agora, os novos convocados passarão pela etapa documental do concurso da Secretaria de Estado da Educação, que ocorrerá no período de 4 a 12 de dezembro.

De acordo com o governador Clécio Luís, o chamamento obedeceu a critérios importantes da administração pública: a necessidade da mão de obra com novos servidores e a capacidade orçamentária para o pagamento dos salários. Em 10 meses de gestão, foram chamados candidatos de 8 concursos, o que representa uma marca histórica.  

"Esses critérios valem para professores, pedagogos, policiais, todas as categorias com concursos em andamento. Existe a necessidade e o orçamento para poder honrar no final do mês, o pagamento de cada trabalhador. Hoje [segunda-feira] nós estamos há 10 meses e 13 dias de gestão, e já chamamos 600 policiais militares, mais 300 bombeiros, chamamos a última turma do cadastro reserva da Polícia Civil, lançamos os concursos da Ueap, e agora a convocação da Educação. São 8 concursos, de categorias diferentes, sendo chamados nessa quantidade. Estamos estruturando o Estado para isso", comemorou Clécio Luís.

Os novos professores, por exemplo, já entram com um salário de carreira inicial no valor de R$ 5.408,66, acima do piso nacional da Educação. "Desejamos que sejam profissionais que venham com o espírito público, para acolher nossos estudantes e fortalecer a educação do Amapá", completou o governador.

Marcada pela emoção, a cerimônia de convocação contou com representantes de várias categorias e do sindicato da classe. A candidata Lara Silveira, agradeceu ao governador e a todos que compõe a gestão pelo esforço político de fazer a segunda convocação do concurso.

"Nós estamos muito felizes em ver a sensibilidade do Governo do Amapá. De início seriam 591 e agora são 616 convocados, isso mostra compromisso e esperamos que não pare por aqui", celebrou Lara.

Paulo Anchieta, representou a categoria dos cuidadores e falou da emoção daquele momento. "Nosso sentimento é de gratidão, nós somos profissionais e precisamos exercer nossas atividades, mas quem precisa ainda mais, são as crianças que estão na ponta e a educação de todo estado precisa de cuidadores", disse o candidato convocado.

O secretário de Estado da Administração (Sead), Paulo Lemos, destacou a importância daquele momento que foi construído com muito diálogo com os candidatos.

"Essa não foi uma vitória apenas dos candidatos, e sim do Governo do Estado. Estamos trabalhando ainda para que até o término da validade do concurso público, seja chamado todo o cadastro de reserva", informou Lemos.

Concurso da Educação

Em julho foi feita a primeira convocação de 607 candidatos aprovados para as vagas imediatas, para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de Libras - Língua Portuguesa e cuidador.

O concurso ofertou 1.182 vagas de provimento imediato e 3.820 vagas para cadastro reserva. A validade inicial do certame é até o mês de julho de 2025, e poderá ser prorrogado até julho de 2027.

Participaram da cerimônia de convocação dos aprovados, a secretária adjunta de Educação, Francisca Oliveira, a professora Nilza Amaral representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amapá (Sinsepeap), e os deputados estaduais Rodolfo Vale, Dayse Marques, Jory Oeiras, R. Nelson e Fabrício Furlan.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!