Alunos do Raimundo Nonato participam de Jogos Adaptados
Evento, que reuniu mais de 300 pessoas, encerrou a programação da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência
Jogos tiveram modalidades adaptadas para os alunos e até Tocha Olímpica
Alunos do Centro de Ensino Especial Raimundo Nonato, participaram no sábado, 24, dos Jogos Olímpicos Adaptados. O evento, que reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, pais e professores, encerrou a programação da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.
Uma semana após o fim do histórico Jogos Paralímpicos 2016, realizado no Rio de Janeiro, o Centro Raimundo Nonato, também entrou no clima das competições. A escola foi o palco de diversas atividades esportivas totalmente adaptadas para os estudantes. Com direito a cerimônia de abertura e Tocha Olímpica, os alunos da escola especial disputaram modalidades como vôlei e futebol adaptados, nado livre, revezamento e jogos psicomotores.
Desfile cívico dos alunos, seguido pela apresentação da banda do Batalhão de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro, marcaram o início da programação de sábado. Os pais e responsáveis dos alunos acompanharam de perto as atividades e reforçaram a torcida pelas equipes.
O clima era de muita animação entre os competidores. Aluna do Centro, Jaque Teles Dias Picanço, de 32 anos, estava cheia de disposição e garantiu que disputaria, pelo menos, três modalidades. “Estou muito feliz com os jogos. Treinei e acho que tenho chance de ganhar”, esperançou-se.
A diretora da escola, Nilzete Mendes, disse que a programação acontece anualmente na instituição. “É um momento dos alunos se divertirem, interagirem e de também refletirem, junto com toda a família, sobre a luta da pessoa com deficiência”, explicou.
O secretário adjunto de Políticas de Educação, Sebastião Magalhães, destaca a importância da educação inclusiva dentro do processo educacional. “A educação é um direito de todos e um dever do Estado. A educação inclusiva respeita e valoriza todos os alunos em suas características individuais e os prepara para sociedade”.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi comemorado no último dia 21 de setembro, instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!