Tenda foi criada por pesquisadores do Iepa para capturar mosquitos e moscas que serão estudados
“Mosquitend”, uma tenda criada para capturar mosquitos e moscas é a grande atração
Os visitantes do Museu Sacaca ficaram surpresos e curiosos com a exposição denominada “Mosquitend”, uma espécie de tenda criada para capturar mosquitos e moscas. A atração iniciou na terça-feira, 25. O mecanismo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e permanece na Casa de Vidro, até o próximo domingo, 30.
A exposição do setor de entomologia apresenta a ferramenta que é bem parecida com um mosquiteiro. O que mais chama atenção é que a “isca” para capturar os mosquitos é o ser humano que dentro da tenda protegido por camadas de tecido.
A pesquisa da esquipe do Iepa está voltada aos vetores que estão em evidência, como os transmissores da dengue, chikunghunya, zika e leishmaniose.
Referência em pesquisa
O Amapá se tornou referência nesse tipo de estudo com mais de cinco mil espécies catalogadas. O insetário do laboratório de Entomologia médica do Iepa é o local onde os pesquisadores desenvolvem os estudos. As salas abrigam as formas adultas e imaturas (ovo, larva e pupa).
Nas instalações são mantidas quatro colônias de culicídeos, consideradas referência de susceptibilidade a inseticidas: Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti (população Rockfeller) e outra duas colônias para avaliação de resistência a inseticidas e biolarvicidas. Duas dessas colônias são de Anopheles. marajoara e Anopheles nuneztovari. Essas colônias têm grande importância no desenvolvimento das pesquisas do laboratório de Entomologia e dos estudos do Ministério da Saúde na avaliação de resistência aos inseticidas, sendo também utilizadas por outros departamentos e instituições de ensino e pesquisa.
Para complementar as atividades de criação dos insetos, o Iepa possui um espaço externo para avaliação de larvicidas biológicos, à base de Bacillus sphaericus (Bs) e de Bacillus thuringiensissorovar israelensis (Bti), e químicos, em testes de campo simulado.
As pesquisas desenvolvidas no Iepa, tornaram o Amapá referência nacional na fabricação de inseticidas que combatem a proliferação dos vetores transmissores de doenças para o homem.
Quem quiser conferir a exposição está na Casa de Vidro do Museu Sacaca e o local funciona de 9 às 17 horas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!