Amapá recebe delegações da França, Colômbia, Suriname e Guiana para os 'Encontros Amazônicos Pré-COP30'
Programação, que recebe apoio do Governo do Estado, inicia nesta quarta-feira, 11, no Museu Sacaca, e vai discutir demandas dos povos da Floresta.
Representantes indígenas da Delegação da Guiana FrancesaOs “Encontros Amazônicos Pré-COP30” iniciam nesta quarta-feira, 11, com a apresentação do Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza, que vai reunir delegações da França, Colômbia, Suriname e território da Guiana Francesa, para colaborar com discussões sobre as demandas ambientais e sociais da região amazônica. A programação será no Museu Sacaca, em Macapá, e antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
Confira a programação dos Encontros Amazônicos Pré-COP30, em Macapá
O evento, que apoiado pelo Governo do Amapá, vai receber indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil em torno das questões que envolvem às necessidades da Amazônia. A integração, trocas de experiências e conhecimento vão nortear soluções a partir da realidade amazônica com base em modelos econômicos sustentáveis.
Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, as discussões vão contribuir para o relatório que será entregue às lideranças do cenário mundial que estarão presentes na “COP da Amazônia”, que será sediada em Belém (PA) em 2025.
Amapá recebe delegações internacionais no 'Encontros Amazônicos Pré-COP30'Engajados no processo de educação ambiental e conscientização acerca das mudanças climáticas, a delegação da Guiana Francesa destaca o trabalho em conjunto em prol da valorização e intercâmbio cultural e turístico da Amazônia.
"Agradecemos o Governo do Estado pelo convite. É vital que a sociedade civil guianense se reúna com a sociedade civil do Amapá. Compartilhamos e vivemos a mesma Amazônia, e nosso futuro e o dos nossos filhos estão ligados a ela, portanto, temos um trabalho a fazer juntos", enfatizou Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, membro do grupo de trabalho da Assembleia das Altas Autoridades Indígenas da Guiana.
O encontro é um momento de nortear iniciativas benéficas para o meio ambiente e para quem vive sob a floresta promovendo qualidade de vida, desenvolvimento e dignidade. Quem participar da programação, também poderá visitar a exposição da "Feira Sustentável", que vai apresentar artesanatos quilombola e indígena, produtos do Selo Amapá e serviços de startups regionais.
Além do Governo do Estado, lideram e apoiam o evento o Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces), Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, Corporación educativa Indoamérica, Red de Escuelas Y Facultades de Arquitectura Latinoamericana, CorpoAmazônia, Universidad Metropolitana, Universidade de São Caetano do Sul, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat), FYGP, Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnodes), Conselho Nacional dos Direitos Humanos e Norwegian Agency For Exchange Cooperation (Norec).
- Confira a página oficial dos "Encontros Amazônicos"
- Acompanhe as redes sociais dos "Encontros Amazônicos"
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!