'A espera acabou, melhor presente de fim de ano’, diz servidora da transposição que vai atuar no serviço público do Governo do Amapá
Antônia Mascarenha de Brito, de 55 anos, está entre os 181 atuantes distribuídos em 35 secretarias do Executivo Estadual.
Antônia Mascarenha Brito, nova servidora da transposição comemora retorno ao serviço público no EstadoO Governo do Amapá recebeu nesta segunda-feira, 30, o reforço de mais 181 novos servidores oriundos do processo da transposição e que tiveram seus direitos reconhecidos pelo Governo Federal ao serem integrados ao quadro da União. Os profissionais colocados à disposição do Estado vão trabalhar em diversas áreas do serviço público estadual, distribuídos em 35 secretarias.
Entre os novos servidores, Antônia Mascarenhas de Brito, de 55 anos, foi enquadrada na transposição como agente sanitária. Comemorando o momento tão esperado, ela conta que em 1991 iniciou o trabalho de agente de saúde, no qual permaneceu por 5 anos na época.
“A espera acabou e com muita felicidade. Meu melhor presente de fim de ano veio de Deus, foram anos de luta e hoje fui reconhecida, trabalhei na época do Território como agente de saúde. Então, esse é um momento único para todos aqui, pois, mais que um direito reconhecido, o trabalho nos garante dignidade. Agradeço imensamente ao governador Clécio Luís pela oportunidade e ao senador Randolfe que nos amparou nessa caminhada”, declarou a nova agente sanitária.
181 novos servidores da transposição receberam portaria de nomeação
A cerimônia que aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, marcou a 5° edição com a maior entrega de portarias de lotação. O total em dois anos chegou a 4.743 trabalhadores integrados ao quadro do Governo Federal, destes 1.346 estão à disposição do Estado.
O momento de alegria também chegou para Maria Goreth Gouveia Santana, de 57 anos, e que há 27 exerceu a profissão de professora.
"É muito gratificante compartilhar desse momento que foi muito esperado. Trabalhei em 1988, e hoje o sentimento é de muita alegria pela acolhida de estar aqui e pelo reconhecimento de um trabalho que continua com muita dedicação", celebrou Goreth.
Professora Goreth Gouveia Santana
A Secretaria de Estado de Administração (Sead), juntamente com a Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição (Seat), coordenam o processo de acolhimento e entrevistas dos novos profissionais.
"Encerramos 2024 com mais uma importante aquisição para o Estado, são mais 181 novos trabalhadores retornando ao mercado de trabalho. São profissionais que vem somar com experiência e dedicação", detalhou a secretária de Administração do Amapá, Cinthya Mendes.
Secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes
Os resultados positivos da transposição que contemplaram os trabalhadores dos ex-Territórios, são frutos de um trabalho conjunto entre os governos do Estado e Federal, com articulação do Ministério da Gestão e do senador Randolfe Rodrigues, relator das Emendas Constitucionais.
Efetivos
Para as respectivas atuações, os novos servidores passaram por acolhimento e entrevistas individuais para verificar o perfil conforme a função do servidor e o local mais adequado para desenvolver suas atribuições de forma humanizada. Ainda durante a cerimônia, os trabalhadores receberam as nomeações de lotação e os ofícios de encaminhamento para se apresentarem em seus respectivos locais de trabalho distribuídos em 35 instituições do Poder Executivo Estadual.
A transposição dos servidores públicos dos ex-Territórios Amapá, Roraima e Rondônia para o quadro da União é o maior já transferido para a administração pública federal, o que significa uma economia expressiva nos cofres públicos municipais e dos Governos de Estado, um impacto positivo que reflete diretamente em melhor qualidade de vida e aquecimento do setor econômico.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!